quarta-feira, 20 de setembro de 2017

S.O.S. GESTOR: CUIDADO COM QUEM SEMPRE CONCORDA COM TUDO!

    Ter uma equipe "sintonizada" (como adoram dizer os burocratas do R.H.), "parceira", "focada" é muito bom, né? Claro que todo mundo precisa remar pro mesmo lado, caso contrário o barco não vai chegar ao destino. Mas preste atenção naquelas pessoas que, as vezes, discordam de você: ela pode afirmar que o jeito de remar não é o melhor. Ou pode sugerir uma outra rota, diferente da que você traçou. Mas o destino final vai ser o mesmo.
    Ouça quem pensa diferente de você. Reflita. Não aceite conversar só com quem concorda com tudo o que você diz. Pior cenário para um chefe: ficar rodeado de puxa-sacos. Nunca esqueça isso: QUEM PUXA O SACO, TAMBÉM PUXA O TAPETE. Preste atenção no que diz o escritor, filósofo e professor Mário Sérgio Cortella: "Gente que concorda contigo o tempo todo é um perigo: ou não gosta de você, ou não te respeita, ou tá se preparando pra te derrubar! Gente que gosta de você, discorda de você quando necessário! Quem só concorda com você te envelhece..."
    É comum, muito comum, desde as pequenas até as grandes organizações, de todas as áreas, vermos ambientes de trabalho assim: o chefe monta uma equipe não baseado em competências, pluralidade de pensamentos, diferenças de idade (sim! isso é importante! você precisa ter o jovem, mas junto com o experiente...) ou de sexos (sim! ainda tem quem monte um time ou só de homens ou só de mulheres...). O que esses "gestores" buscam? A "zona de conforto" deles: aquela turma que nunca vai discordar - pelo menos publicamente...- deles. 
    Lembre do seguinte, chefe: você não tá numa empresa pra fazer amigos. Você tá lá pra fazer o negócio funcionar. Siga aquele velho ditado: procure se cercar de pessoas competentes. Uma equipe burra só vai te emburrecer! Sim! O "ambiente agradável" no trabalho é fundamental. Se você fizer amigos, melhor. E o verdadeiro amigo é aquele que critica e que procura indicar, algumas vezes, o melhor caminho que você não está vendo!

                                                                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.