quinta-feira, 7 de junho de 2018

"MORADIA DIGNA É DIREITO CONSTITUCIONAL" AFIRMA URBANISTA

    Que fim levou a imprensa? Onde estão as reportagens? E as autoridades públicas? Os políticos? Há quase um mês e meio, um prédio pegou fogo e desabou no centro de São Paulo. As famílias que moravam no local estão (sobre)vivendo numa praça da cidade.
    O urbanista, doutor em arquitetura e pós doutor em sociologia urbana,  Luiz Kohara, falou ao jornal espanhol "El País" sobre o assunto:
     "No momento da tragédia, do incêndio que levou o edifício ao chão, houve presença permanente da imprensa nacional e internacional e grande comoção de toda a sociedade. Parte da imprensa estava mais preocupada em culpabilizar os movimentos sociais de moradia sobre tragédia, sem tratar a questão geradora da tragédia que é o problema da habitação.(...) A moradia digna é um direito constitucional, então o seu acesso deveria ser tratada como serviço público, assim como é a educação, assistência médica, previdência. A moradia de interesse social deve ser entendida como parte estrutural do acesso de outros direitos e da inserção social. Sem moradia digna é impossível a estruturação familiar, ter saúde, ter educação adequada. (...) Uma sociedade que naturaliza pessoas vivendo nas ruas é hipócrita e autodestruidora".


LUIZ KOHARA


O DESABAMENTO DO PRÉDIO NO CENTRO DE SÃO PAULO


                                            


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.