Tem gente que, sem a menor base científica, afirma que horário de verão "faz mal pra saúde", porque "eu durmo menos"... outros dizem que é bom porque dá pra ficar até mais tarde no bar "tomando uma bera"....Aí gostei!
O fato é que o Horário Brasileiro de Verão (HBV) foi criado em outubro de 1931 pelo nobre presidente Getúlio Vargas, pra "economizar luz e energia". O propósito do governo da época até que foi legal... mas, com o passar das décadas, e a criação de uma série de equipamentos elétricos - principalmente o AR CONDICIONADO - nosso querido e nem sempre estimado HBV foi perdendo o sentido.
Digo isso porque os especialistas em energia afirmam que o horário de maior uso de energia foi DESLOCADO DA NOITE PARA A TARDE. Ocorreu isso devido ao uso (em grande escala) do ar condicionado: em empresas, fábricas, escritórios, consultórios, comércio.
Ou seja, se era pra economizar LUZ, já perdeu o objetivo. O que gasta, mesmo, é o aparelho de ar condicionado.
Agora a outra questão: o "lado humano". Não são poucos os que reclamam que "ah, mas eu vou levar uns 2 meses pra ME ACOSTUMAR com esse novo horário. E quando, finalmente me acostumar, o horário acaba". Curioso isso. Veja: Quando o povo vai viajar, nesse período, para o NORDESTE (que fica com UMA HORA A MENOS...) aí ninguém reclama da "adaptação". Sendo que, muitas vezes, essa viagem dura SÓ UMA SEMANA e o viajante volta ao horário de UMA HORA A MAIS nesse curto espaço de tempo... O excesso de fotos nas redes sociais pra mostrar pras "migas & migos" que a pessoa tá feliz, prova isso...
E quando vai pra EUROPA, então? Ir pra PARIS representa 4 HORAS A MAIS... Fica lá umas 5 noites e volta pra 4 HORAS A MENOS... nesse caso, também, ninguém fica de "mimimi" por causa da diferença de horas. O sujeito não diz: "Me recuso a viajar à Paris porque a diferença de horas é grande..."
C'est la vie...

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.