Apesar da lucidez (pública) de Mourão, a gente sabe que o governo de Bolsonaro & seus filhos é doidinho pra ser o "parça" de Donald Trump na América do Sul. Hoje esse "posto" é ocupado pela Colômbia. Isso deve dar uma ciumeira na família do Jair...
Mas e quais as consequências de uma possível ação "tresloucada" de invadir o país de Nicolás Maduro? O professor da UFPR, Ricardo Costa de Oliveira, escreveu na rede social sobre experiências parecidas.
O Grupo de Lima reconheceu o fracasso na tentativa de golpe do 23F. A direita continental sofreu uma sólida derrota na Venezuela depois de ter obtido grandes vitórias em 2018. Quem cai ou sai primeiro ? Maduro, Trump, Duque ou Bolsonaro ? As apostas estão abertas. No auge da Guerra Fria calculavam que uma invasão dos Estados Unidos à Cuba custaria mais de cem mil mortos e um cenário de guerrilhas permanentes. Quando vimos cenas das milícias bolivarianas com mulheres populares, cozinheiras, gente mestiça e pobre, boias-frias, camponeses e operários com armas na mão, que mesmo com muitos problemas, defendiam a herança Chavista e Maduro, o custo militar de uma invasão seria muito elevado, apesar da forte oposição das elites e classes médias "brancas" dos barrios mais ricos. Trump e as comunidades latinas empresariais de Miami são covardes, vide o caso cubano em seu cerco e bloqueio, vide a Coreia do Norte armada, que encurralou a diplomacia estadunidense a obrigando a negociar, o que resulta em conjunturas complexas e conflitos que se arrastam por décadas. Será que em 2019 estará a Venezuela isolada ou a extrema direita latino-americana ? Veremos ao longo dos meses e anos. Imaginem o que acontecerá quando os trabalhadores e a gente pobre brasileira entender o roubo das aposentadorias, o desemprego, os baixos salários, a piora na educação, saúde e o sentido enganador do Governo dos Bolsos, com muitos milicos e malucos ideologicamente extravagantes aparelhando o Estado, o que vai acontecer ?
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.