quinta-feira, 25 de julho de 2019

O TURISMO (SEXUAL?) NO BRASIL


NA FOTO, O PRESIDENTE DA EMBRATUR, GILSON MACHADO NETO, E O DIRETOR DE MARKETING, OSVALDO DE MELO JÚNIOR.

De boas intenções o Brasil está cheio....por exemplo: o governo federal lançou uma campanha pra incentivar o turismo estrangeiro no país. Nada mais natural, já que os turistas são fonte importante de renda pra nossa economia. 
O problema foi a maneira encontrada pra isso: Escrever Brasil com "Z" (pra "internacionalizar" o nome?) é algo que já foi muito discutido no passado e a ideia rechaçada em respeito ao nome próprio - em português - da nação. Outro ato falho: a expresão - em inglês - "Visit And Love Us". Do jeito que está é, literalmente, "Visite e nos Ame". Ou seja, pode passar a conotação de  "tenha relação sexual com a gente". Tipo... tá liberado! O correto seria: "Visit and Love It" ( Com o uso de "it" que seria uma afirmação para os turistas amarem o país e não fazerem amor com a população...).

O governo se defende:
"Sobre as alegações que o slogan poderia ser considerado um incentivo ao turismo sexual, a Embratur afirma que não há sentido em fazer essa ligação. [...] O governo brasileiro não reconhece a expressão turismo sexual :A exploração sexual não é turismo, é crime".

Mas para o Forum Nacional de Secretários de Turismo, há motivo para preocupação:
"O Brasil vem há anos trabalhando para apagar a imagem de destino de turismo sexual, porém, a tradução dúbia do slogan pode colocar todo esse trabalho em risco. O slogan, como foi apresentado, sugere conotação sexual já que, na língua inglesa, o verbo amar pode significar um ato sexual se vier junto com o pronome errado, como no caso dessa marca que usa o pronome us e não o it"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.