quinta-feira, 15 de agosto de 2019

51 AGROTÓXICOS: UMA "BOA IDEIA" NADA BOA...

    Julho passou e muita gente não percebeu porque era época de férias: 51 produtos (44 genéricos e 7 novos) agrotóxicos foram liberados pelo Ministério da Agricultura. Dos novos, 6 inseticidas e um herbicida (esse para o controle de ervas daninhas na cultura do arroz).
    De acordo com o site "Conexão Planeta", entre os princípios ativos está o sulfoxaflor para matar insetos de frutas e grãos. Mas, estudos internacionais o apontam como responsável pela morte de abelhas. Aí a mãe natureza avisa: Sem abelhas, não há alimento! 
    E o que é terrível: produtos para combater pragas deveriam existir justamente pra manter a saúde do meio ambiente, certo? Não é bem isso. A gente vê que há uma insanidade nessa busca da sanidade: Na classificação desses agrotóxicos, 28 estão listados como medianamente tóxicos; 17 como extremamente tóxicos; 5 como pouco tóxicos; e um como altamente tóxico.
    Os ministérios da Agricultura e do Meio Ambiente "garantem" que vai haver fiscalização no uso dos produtos, seguindo orientação do Ibama. Mas... qual a força do Ibama no atual governo? 
    Sinceramente? Existe diferença entre pesticidas "altamente" tóxicos e "extremamente" tóxicos?


"SAI DE BAIXO QUE AÍ VAI AGROTÓXICO!"



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.