segunda-feira, 19 de agosto de 2019

COMO PROTEGER 50 MILHÕES DE BRASILEIROS SEM GARANTIAS TRABALHISTA OU PREVIDENCIÁRIA?

    O professor e sociólogo José Pastore, 84 anos, faz o alerta: "Não dá pra gerar emprego com lei. Se desse, não existiria desemprego no mundo. Aqueles que prometeram empregos com a reforma trabalhista eram ilusionistas. O que permite carteira assinada ao trabalhador é desenvolvimento econômico".
    Em (uma ótima) entrevista à "Folha", Pastore (que é professor na USP) também toca num ponto importantíssimo para a sociedade brasileira: como conceder benefícios para o que ele classifica como "trabalho flexível". Ou seja, quem exerce atividades como freelancer, terceirizado.... quer um exemplo bem claro? Motorista de aplicativo: O que era para ser uma "segunda renda" - em época de recessão - acabou virando a "renda única", a opção de trabalho/emprego pra milhares de brasileiros.
    O sociólogo afirma que é necessária uma discussão (pós-reforma da Previdência): como garantir seguro saúde e Previdência/aposentadoria para cerca de 50 milhões de profissionais (desempregados ou na informalidade) que justamente não têm proteção trabalhista ou previdenciária?
    É para essa grande parcela de pessoas que "a sociedade precisa encontrar proteção. Não fazer isso é desumano.Um caminho pode ser a capitalização. Mas precisa da ajuda do contratante e do governo. O trabalhador sozinho não suporta", garante José Pastore.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.