segunda-feira, 26 de agosto de 2019

MACRON E A INTERFERÊNCIA NA AMAZÔNIA: "COMO ERA GOSTOSO O MEU FRANCÊS"?

    "Macron não descarta Amazônia sob gerência internacional e provoca Planalto." É o que informa o jornalista Jamil Chade. Segundo ele, o presidente da França, Emmanuel Macron, provocou novamente o governo de Jair Bolsonaro, nessa segunda-feira, ao dizer, mesmo que "em tese", a internacionalização da gestão das florestas seria uma opção.
    Macron garantiu, no entanto, que tal ideia não faz parte do "pacote" aprovado pelo G-7. Ele fez questão de assegurar, ainda, que os países sul-americanos foram consultados nos últimos dias antes do anúncio de tal "iniciativa".
    Mas o presidente da França também deu uma "cutucada de leve" em Bolsonaro: Se o mandatário brasileiro tomar iniciativas contra os interesses do planeta (isso não é difícil de acontecer, devido ao seu "temperamento"), o status de "floresta internacional" da Amazônia pode ser debatido. Daí na ONU.
    É, mas o Macron que se cuide. Nessas "incursões" que está fazendo pelo Brasil, despertando a ira do "mito", ele pode "ter o fim" (figurado, claro...não vão entender tudo errado...) de outro francês: Jean, do filme "Como Era Gostoso o Meu Francês", dirigido por Nelson Pereira dos Santos, em 1971. O personagem, vivido pelo ator Arduíno Colasanti, está numa colônia francesa estabelecida na Baía da Guanabara. A colônia é atacada índios e Jean confundido com um português (!) e condenado à morte. Detalhe: esses silvícolas eram antropófagos...
    Portanto, Emmanuel Macron, cuidado pra não virar um "tartare de boeuf" na mesa da família Bolsonaro...


PENSA BEM: SE TE CONVIDAREM PARA UM JANTAR, NÃO ACEITA...


O "PRATO PRINCIPAL" PODE NÃO TE AGRADAR...


    
    



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.