segunda-feira, 18 de novembro de 2019

ANTES QUE VOCÊ SAIA POR AÍ FALANDO MAL DE EVO MORALES

    Sim, politicamente, ele errou ao tentar um quarto mandato seguido. Antes de mais nada, um parenteses : Só pra você ter ideia, aqui, em terra brasilis, a "companheirada" sugeriu a Lula que ele tentasse um terceiro mandado, logo depois do segundo, mas ele rechaçou a ideia, afirmando que a Constituição deveria ser cumprida, ou seja, apenas a possibilidade de uma reeleição.
    Poizintão, apesar dessa derrapada que Morales deu no processo sucessório ( fazendo uma importante observação de que, ao se constatar possíveis irregularidades na eleição, ele concordou em convocar um novo pleito. Mas, a proposta não foi aceita pela direita, que queria o poder "na marra"... e a junção da direita fanática religiosa com os milicos, deu no que a gente tem visto nos últimos dias.)
    Dito isso, amigo(a) navegante das águas turbulentas da internet,  depois desse gigantesco parenteses, vamos, finalmente ao que interessa de fato: A loura oxigenada que se autoproclamou presidente  mais os golpistas de plantão (como há em todo lugar) afirmaram que Evo "destruiu o país" (já ouviu algo parecido em algum lugar?) e que a "salvação divina" vem agora. Antes que você caia nesse conto do vigário (ou da pastora...), veja com Evo Morales transformou a Bolívia:
 
    == O crescimento da economia é de (em média) 4,5% ao ano, o maior da região.
    == A Bolívia é um dos poucos países do mundo em que o sistema de pensões e aposentadorias                 cobre 100% da população. Graças aos recursos do gás.
    == A cobertura da seguridade social é de 100%. A média da América Latina é de apenas 42%.
    == Sistema de aposentadorias é híbrido: Existe a "Renda Dignidade", na qual todos os bolivianos com mais de 60 anos recebem parte da renda petroleira. Também foi recuperada a Previdência pública: Contribuição patronal + contribuição do trabalhador + recursos naturais + um fundo solidário que foi criado nesse governo. É assim: na medida em que as pessoas vão ganhando mais, contribuem com parte da renda para um fundo - que administra todos esses recursos, que se distribuem entre os que ganham menos.
    == O valor mínimo da aposentadoria é de aproximadamente 600 dólares. Ou seja, cerca de 2.400 reais.Lembre que, no Brasil, é em torno de mil reais...
    == Desemprego foi reduzido de 8 para 4% . No Brasil é de 12,5%...
    == Salários: Em 2005, 65% recebiam salários baixos e 38% salários médios. O restante, salários considerados altos. Em 2019, 35% recebem salários baixos e 65% salários médios ou mais altos.
    == O país ainda tem 2 milhões de pessoas (sobre)vivendo na extrema pobreza.  A meta de Morales era zerar essa pobreza até 2025. Meta "ousada", mas agora interrompida.


EVO VAI VOLTAR? ELE DIZ QUE DEPENDE DO POVO... MAS PEDE QUE NÃO HAJA UMA GUERRA CIVIL







Nenhum comentário:

Postar um comentário