terça-feira, 21 de janeiro de 2020

AH, AS FÉRIAS! ÓTIMO PERÍODO PRA GENTE PENSAR NA "JACUZISSE" DAS REDES SOCIAIS

 

"Quantas curtidas, será, que a gente vai ter dos Migos?"


   Os bem mais novos - aqueles que não vivem sem um "curtir", sem um "like" numa postagem... - com certeza não sabem o que é um ...álbum de fotos de viagem. O tio explica: era assim... o caboclo (ou a cabocla) viajava, "tirava" 12, 24 ou 36 fotos (dependendo do tamanho do filme), levava no laboratório de revelação e, uma semana depois, as fotografias estavam "prontas".
    Na própria loja a pessoa comprava o "albinho" pra colocar as fotos e todas aquelas lembrancinhas da viagem: ticket da passagem aérea (pra quem podia, of course...) ou da passagem do busão, ou do trem. Também: recibo fiscal do restaurante, da sorveteria, do hotel...
    Feito isso, juntava os amigos/parentes - ou ia "amigo por amigo" - pra contar como foram as férias, com o álbum debaixo do braço. A tecnologia acabou com isso. Primeiro, acabou com as fotos impressas e com as chamadas máquinas fotográficas do povão. Hoje qualquer celular (por mais mequetrefe que seja...) tem uma máquina fotográfica. O sujeito faz a foto, se não gostou, deleta na hora e refaz. Ou faz um monte e "aproveita" aquela que considerar a melhor. 
    Essa foto já é postada NA HORA pra todas as "migas" e os "migos" verem. Ou, no mais tardar, no restaurante ou no hotel (ou no airbnb que o viajante estiver...). Sim! É preciso MOSTRAR que a pessoa está viajando, que está feliz só, em casal, em turma ou em família. Cenários deslumbrantes, cinematográficos - ou curiosos - devem fazer parte da imagem. Muita risada, beijo e abraço. Caras & bocas fazem parte do manual da rede social.
    Pra muita, muita gente, o mais importante é mostrar que "chegou lá", que está no local...e não curtir o local. Tipo assim: "Olha como eu também posso...".  
    Tão - ou mais... - necessário quanto viajar, é ficar postando várias fotos em todas as posições possíveis ou imagináveis. Como diria o matuto, "e são registros de uma jacuzisse sem tamanho!" Agora entra uma nova constatação: Postar é mais importante do que viajar....e receber "curtidas" é mais importante do que postar.... Parece que, quem viaja, precisa da "aprovação" ou da "admiração" de quem ficou. Sem isso, as férias não têm graça. O viajante não é ninguém sem as curtidas dos "seguidores". E tome "KKK" (ou seja, "potássio!"..."potássio!"..."potássio!"). A respeito, o K é o símbolo do Potássio. E dá-lhe "Aproveitem, você(s) merece(m)..." Como se só aquela pessoa "merecesse" tirar férias...
    A "dependência" das redes sociais realmente transformou o mundo. No turismo, nem se fala. Viajar virou sinônimo de postar... de admirar...de aprovar.
    Tão importante quanto aprovarem o meu visto pra eu ir vestir o chapéu de Mickey (melhor, de Pateta...) é meus/minhas amigos(as) "aprovarem" a minha viagem.
    Aí terei sempre férias muito legais!
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.