quinta-feira, 9 de janeiro de 2020

URUGUAI: DESBRAVANDO A TERRA DOS CHARRUAS (3)

    Você sabe diferenciar um uruguaio de um argentino? Não?! Eu também não! Os "hermanos" dos dois países parecem "iguais": falam castelhano, fisicamente são parecidos ( a formação dos dois povos é majoritariamente de origem espanhola e italiana), se vestem de maneira muito parecida.
    Pra nós brasileiros (particularmente pra mim...) a diferença maior está no comportamento. O uruguaio é muito solícito, prestativo, educado, simpático. Não que o argentino seja mal-educado, não é isso! Quem bem definiu os conterrâneos de Jorge Mario Bergoglio foi uma pessoa de Montevidéu:
    "Em Buenos Aires, ou seja, principalmente na capital, os argentinos são arrogantes, orgulhosos. Se consideram europeus. Acreditam ser um povo superior aos demais sul-americanos. São indiferentes, por exemplo, com turistas. Se você pede uma informação, eles dão. Mas não se preocupam em saber se você saberá chegar ao local desejado. Pra eles, tanto faz. Não se esforçam. Se alguém se esforça, pode saber que não é da capital..."
    Isso não significa dizer que visitar Buenos Aires seja a pior experiência da vida.
    Ainda sobre as diferenças entre os dois povos, a pessoa com a qual eu conversei me disse:
    "Nós e eles falamos de jeitos diferentes. São expressões típicas de cada país. O sotaque é diferente. Mesmo na Argentina - que tem um território grande - a maneira de falar muda".
    É como o brasileiro do sul e o brasileiro do nordeste...


QUEM É DO URUGUAI? QUEM É DA ARGENTINA? O ARGENTINO É O DA ESQUERDA...






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.