sábado, 29 de fevereiro de 2020

2020, ANO BISSEXTO. SABE O QUE ISSO SIGNIFICA? ALGUMAS COISAS!

  

      Fevereiro de 2020 tem 29 dias. Ou seja, esse é um ano bissexto. Por que isso? É uma questão da ciência. Como você sabe, "bissexto" significa que tem "dois 6", quer dizer, 366 dias. Isso acontece a cada 4 anos.
    Os anos bissextos foram criados para regular o calendário anual com a translação da Terra. Nosso mundo amado leva 365 dias e 6 horas pra dar uma volta ao redor do Sol. Muito que bem: Ao multiplicar as 6 horas restantes por 4 anos, temos um dia inteiro. Se essa multiplicação não fosse considerada, seria perdida a sincronia terrestre  os eventos sazonais ao longo do tempo.
    A importância do ano bissexto surgiu há muito muito tempo. Mas começou a valer, de fato, a partir do calendário gregoriano instituído pelo nosso glorioso Papa Gregório XIII no ano da graça de 1582.

                                                              CRENDICES

    É, amigo (a) que gira nesse mundão de meu Deus ao redor do Sol. Mas como se trata, de Terra, Sol, um dia a mais e muitos rodopios pelo espaço sideral, é óbvio que a crendice iria borbulhar na cabeça do populacho. Mitos e superstições não faltam. Tipo: "Esse ano dá azar"..."Tal coisa aconteceu porque é ano bissexto"...Mas também há quem acredite que dá sorte!
   E tem algumas curiosidades. Segundo o cronista Domingos Belarmino, na Irlanda, por exemplo, no 29 de fevereiro, as mulheres podem pedir os homens em casamento. Como se no restante do ano não pudessem. Mas, enfim, é uma tradição deles...E tem mais: A mulher pediu (sendo namorada, noiva...) o caboclo não pode recusar.
    Tem também aquela brincadeira: Quem nasce em 29 de fevereiro só faz aniversário de 4 em 4 anos? A pessoa deve comemorar, nos outros 3 anos, em 28 de fevereiro ou primeiro de março???
    Com - ou sem - crendices, mitos ou superstições - aproveite esse dia a mais de fevereiro. Porque o próximo ano bissexto vai ser só em 2024.