segunda-feira, 16 de março de 2020

CORONAVÍRUS: GOVERNO DO PARANÁ E PREFEITURA DE CURITIBA "ESPERAM" PRIMEIRA TRANSMISSÃO COMUNITÁRIA PRA SUSPENDER AS AULAS?

 

  A Universidade Positivo , que estava relutante em suspender as aulas, cedeu. Na manhã dessa segunda-feira, decidiu acompanhar a UFPR e a UTFPR: Sem aulas até 29 de março.
    O reitor da Universidade Federal, professor Ricardo Marcelo Fonseca, disse que:
    "O momento de pandemia exige a colaboração de todos e que as atividades estão suspensas na graduação e pós-graduação em todos os campi de Curitiba e fora da capital. As atividades dos professores serão descentralizadas e vamos discutir caso a caso. Seguramente, vamos atualizando a comunidade de cada passo nesta situação delicada. Contamos com a colaboração de todos”.
    A PUC deve decidir, nessa segunda-feira, se suspende - ou não - as atividades presenciais com estudantes.
    Mas...a prefeitura de Curitiba e o governo do estado afirmam que ainda "não há necessidade" de suspender as atividades com os alunos. As secretarias municipal e estadual de saúde comunicaram que:
     “Considerando a situação epidemiológica atual de Curitiba e do Paraná, em que há apenas casos importados e não há evidências de transmissão sustentada do novo coronavírus, não está recomendada a suspensão das aulas neste momento”.
    Fica a dúvida: Ratinho e Greca estão esperando o quê? Que comecem as "transmissões comunitárias" pra daí sim tomar uma atitude como a suspensão das aulas? Não seria melhor tentar evitar, ao máximo, esse contágio?
    A APP-Sindicato, que representa os professores estaduais, se manifestou pedindo que as aulas parem:
     "Lembramos que em situações anteriores como a pandemia da gripe H1N1 2009, bem como as enchentes em regiões do estado no ano 2014, suspenderam o calendário escolar sem prejuízo ao cumprimento das 800 horas anuais e dos conteúdos aos estudantes sem a necessidade de realização de 200 dias letivos”.
     O Sismmac, sindicato dos professores municipais de Curitiba, comunicou na manhã dessa segunda-feira, que diretores do sindicato se reuniram, hoje, com a superintendente da Secretaria de Educação e pediram a suspensão das aulas. O assunto deve ser discutido à tarde numa reunião da secretária de Educação com representantes da Secretaria de Saúde.