sexta-feira, 10 de abril de 2020

O JORNALISMO "FADA SENSATA" E A "UNIÃO" DAS EMISSORAS DE TV

 

     Solidariedade? A gente se vê por aqui.. por que uma emissora líder de audiência "precisa" participar de uma campanha de "união" das co-irmãs contra o coronavírus? 
    Demonstraria apoio nesse momento de caos mundial? Ou apenas estaria "levantando a bola" dos concorrentes que peleiam a vida toda e não chegam nem perto no Ibope? OK, uma hora aqui, outra só na próxima encarnação, "dão uma encostada", assustam na audiência. Mas não é comum. A incompetência administrativa dos concorrentes é gritante. Por isso que, quem tá na frente, "não vê ninguém  no retrovisor". Não que seja "infinitamente melhor". Pelo contrário, pratica o jornalismo "fada sensata" que dá pro gasto, com toques de "humanismo" e pinceladas de "religiosidade". É mais ou menos como no governo federal: o ministro da saúde é gênio? Não! Ele se destaca porque o chefe dele é muito ruim...
    Poisintão....dito isso...vamos lembrar que essa campanha que une 3 emissoras soa mais como marketing do que como "serviço público". É aquela história:"Vamos mostrar que estamos unidos pra combater o mal maior". Mas unidos por que cara pálida? Cada um não sabe fazer o seu?
    Qual a importância desse tipo de "iniciativa" para o telespectador? Zero! O que se quer é mostrar que essas tv's "existem".  No fundo é a busca pela audiência, pura e simples. É aquela ideia: "o povo vai achar que, juntos, somos bonzinhos. Vão nos assistir mais". Pura ilusão. É uma produção muito tabajara. E coitado de quem participa. Tem que ficar fazendo "cara de paisagem" no vídeo. 
    E a que ficou de fora? Tá certa? Tá errada? Se participa, vão dizer que "vestiu as sandálias da humildade" e "desceu ao patamar" da concorrência. "Reconheceu" que existe vida em outros canais. Se fica de fora, como ficou, dizem que é "soberba", "arrogante", que se acha melhor do que todas.
    Certos ou errados, isso é problema dos patrões. O problema dos empregados é que patrão só se "une", mesmo, pra decidir salário baixo na data-base da categoria. 
    E dos telespectadores, o problema é engolir ou o jornalismo "fada sensata" da líder ou o jornalismo "de bueiro" que a concorrência pratica. 
    Melhor é desligar a TV e abrir um livro, assistir a um filme ou escutar uma música.