segunda-feira, 20 de abril de 2020

PARANÁ: GOVERNADOR É UM SOCIAL DEMOCRATA?



    "Seu Jair" deu um pontapé na democracia ao participar, nesse domingo, de uma manifestação de bolsominions que pedem a volta do AI-5 e intervenção militar. O ex-capitão bradou para a massa ignara: "Nós não queremos negociar nada!"
    Reação rápida de 20 governadores: Divulgaram uma carta em defesa da democracia e repudiando o ato realizado em Brasília. Mas...7 governadores não assinaram o dito documento: 
    Paraná : Ratinho Junior (PSD)
    Minas Gerais: Romeu Zema (Novo)
    Distrito Federal: Ibaneis Rocha (MDB)
    Amazonas: Wilson Miranda (PSC)
    Acre: Gladson Cameli (PP)
    Rondônia: Coronel Rocha (PSL)
    Roraima: Antonio Denarium (PSL)

    Analisemos o caso do Paraná, pela particularidade de pai e filho apoiarem o Messias: O pai, o empresário e dublê de apresentador de TV e rádio, Ratinho (que comanda atrações bizarras na televisão do "patrão" Sílvio Santos), sempre foi um entusiasta do populismo de extrema direita de Bolsonaro. A filosofia do apresentador defende a tese do "Tá com pena do bandido, leva pra casa!". Humanismo puro. 
    Já o filho, com certeza com graaaannnnde influência do pai, também abraçou o bolsonarismo. Desde a campanha. Sempre que há algum manifesto ou protesto de governadores contra o presidente, ele fica desconfortável e prefere não participar. Se esquiva. 
    É o caso da carta em defesa da democracia que 20 governadores assinaram , depois do discurso do "seu Jair" em ato que pediu intervenção militar e o fechamento do Congresso e do STF. Só Ratinho Jr e outros seis governadores (todos de direita, claro...) não assinaram.
    Fica a dúvida: O governador do Paraná (filiado ao Partido Social Democrata) prefere trocar a defesa da democracia por um apoio eventual ao ex-capitão? Não se sabe nem em que condições chegará ao fim (se é que vai chegar....) o mandato do Messias.