terça-feira, 23 de junho de 2020

ELZA SOARES, 90

 

    Elza Gomes da Conceição, a Elza Soares, nasceu em 23 de junho de 1930 no Rio de Janeiro. Intérprete e compositora, foi eleita, em 1999, pela rádio BBC de Londres, como a cantora brasileira do milênio. Para a revista Rolling Stone Brasil, ela é uma das 100 maiores vozes da música brasileira.
    A origem de Elzinha - como é carinhosamente chamada pelos amigos e parentes - foi numa família muito pobre de 10 irmãos. Cresceu na antiga favela da Moça Bonita, hoje Vila Vintém. Ainda criança, mudou para um cortiço no bairro da Água Santa. Aos 11(!) anos foi obrigada, pelo pai, a se casar. Sofreu muita violência doméstica e aos 12(!) anos teve o primeiro filho.
    Em 1962, viúva, conheceu o craque Garrincha e começaram um romance. A oficialização do casamento veio em 1966. No começo dos anos 70, na ditadura, os militares perseguiam artistas que consideravam "subversivos". Com isso, Elza seu fillhos e Garrincha se autoexilaram na Itália. Moraram 6 anos em Roma. De volta ao Brasil, grávida, a cantora teve, em 1976, o único filho com o jogador. Garrincha morreu em 1983 de cirrose hepática por causa do alcoolismo.  Ao todo, Elza teve 8 filhos, todos nascidos de parto normal.
    A carreira musical começou em 1953 num programa de rádio comandado por Ary Barroso. Ela se apresentou com um vestido enorme, emprestado pela mãe - que pesava mais - e Ary, ao ver a caloura, tentou ridicularizá-la:
    --- "De que planeta você vem, minha filha?"
    Ela respondeu:
    --- Do mesmo planeta que o senhor, seu Ary. Do planeta fome!"
    Ganhou nota máxima dos jurados e um contrato no programa do próprio Ary Barroso.
    A partir de 1960, realizou o sonho de viver só de música. Percorreu o Brasil e o mundo soltando sua voz grave e rouca. Foi consagrada e ganhou muitos prêmios.


Com Garrincha em 1971