A Acadêmicos de Niterói deveria pedir pra chamar o VAR. Desfile pode não ter sido tudo aquilo, mas num 0,5 aqui, outro 0,4 ali a menos, a nota final foi sendo minada.
*****
Claro que não teve má vontade, má fé. Mas subiu da segundona, na primeira mostrou um enredo forte, mas para a segundona voltou...
*****
Pelo regulamento, das 12 escolas que disputaram o Carnaval 2026, só a última cairia. A campeã foi a Viradouro com 270 pontos redondos. Em segundo, a Beija-Flor com 269,9; e, em terceiro, a Vila Isabel também com 269,9. O quesito de desempate foi a harmonia. A Niterói com apenas 264,6 pontos caiu pra segunda divisão.
*****
A Viradouro - campeã - vai embolsar 3,7 milhões de reais de premiação. Grana vem da LIESA - Liga das Escolas de Samba
*****
A Niterói que homenageou o presidente Lula, se pronunciou: "A arte não é para os covardes! Quanto vale entrar para a história?" E a escola não tirar NENHUM 10 no enredo não dá pra entender...
*****
Já a Globo engoliu o "abacaxi" do jeito que deu. Abacaxi que também já foi chamado de "sapo barbudo" pela elite. A transmissão do desfile da Acadêmicos de Niterói estava mais pra narração de velório do que de carnaval. Mas foi só a escola deixar a passarela do samba que, num passe de mágica, a "alegria de Momo" imperou na Vênus Platinada.
*****
E na CNN, uma curiosidade: Uma apresentadora promoveu a atriz Juliana Paes. Ela disse que Juliana era "mestre de bateria" da Viradouro. Mas aí alguém gritou no ouvido dela - via ponto - e ela se corrigiu: "Juliana é rainha de bateria".
