quinta-feira, 9 de julho de 2020

CANHOTOS SÃO "DE ESQUERDA".... É A NATUREZA!



   Nós, canhotos, somos de esquerda desde o nascimento. E não foi decisão de uma assembleia no berçário da maternidade. É escolha da mãe natureza. Somos minoria no mundo. Estudos científicos indicam que representamos 10% da população do nosso planeta redondo. E o que mais diz a ciência? Já que citamos a maternidade, tenho a informar que um casal de canhotos tem 50% de chances de ter um filho canhoto. Ou seja, tem a ver com hereditariedade. Mas a criança só vai perceber (que prefere usar a mão esquerda ou a direita) por volta de 5 anos de idade.
    Mas, nós, os canhotos, talvez justamente por sermos minoria (olha a minoria aí, gente!) sempre sofremos preconceito ao longo da história. É sabido que, na Idade Média, pessoas canhotas eram queimadas vivas, em praça pública, por serem consideradas bruxas... Isso é o extremo da maldade a que se pode chegar contra nós, humanos que usamos o lado esquerdo do corpo pra comer, beber, escrever, chutar bola e subir em ônibus. Há, claro, as superstições (e são muitas). Exemplos: "Não entrar com o pé esquerdo"...."escolher o lado direito das coisas"... São "medos" que vem das mais distantes eras, de épocas tribais. Ao longo da história, esse temor tomou os mais diversos rumos. Veja que em italiano, "esquerdo/esquerda" é "sinistro/sinistra". 
    E esse "mundo sinistro" está muito presente. Aliás, a sociedade foi feita para/ e pela maioria: os destros. Tesouras, carteiras escolares, abridores..... até veículos foram desenvolvidos para que é "de direita". Reparou que... nos carros o câmbio e o acelerador ficam para serem usados pela mão e pelo pé direitos? Mesmo quando o câmbio era colado na direção. Aquela "barra" era do lado direito do volante. Felizmente, em alguns lugares, há quem se preocupe mais com quem não é destro. Sei que, na Inglaterra, por exemplo, existem lojas com produtos exclusivamente para canhotos. Todos aqueles produtos que são feitos para serem usados com a mão direita também têm uma versão para a esquerda.
    Somos a minoria na Terra, mas temos vários famosos entre nós: Ayrton Senna, Tom Cruise, Oprah Winfrey, Angelina Jolie, Brad Pitt, Bill Gates, Barack Obama, Keanu Reeves, Fátima Bernardes, Bob Dylan, Nicole Kidman, Julia Roberts, Bruce Willis, Ringo Starr, Ben Stiller, Mark Hamill, Demi Moore, Jim Carrey, Bill Clinton, Morgan Freeman, Roberto Redford, Sting, Paul McCartney, Spike Lee, Robert de Niro, Jimi Hendrix, Messi, Maradona, Rivelino, Gerson, Leonardo Da Vinci e Mozart, entre tantos...
    Um que deu "muita porrada" com a canhota foi Sylvester Stallone. No filme "Rocky, o Lutador", o peso pesado, que iria enfrentar Rocky, foi advertido pelo técnico:
    "Cuidado que ele é canhoto. Não dá pra confiar em canhotos. Eles fazem tudo às avessas".
    Pois bem... Rocky Balboa foi lá e encheu a cara do sujeito. Derrubou o adversário e o preconceito com uma canhota potente!