quarta-feira, 22 de julho de 2020

DOIS DEPUTADOS PARANAENSES VOTARAM CONTRA O AUMENTO DE VERBAS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA

    A Câmara dos Deputados aprovou, em dois turnos, o novo Fundeb, que, em resumo, aumenta de 10% para 23% (ou seja, mais do que o dobro) o investimento da União na educação básica. Isso é: verbas para atender escolas de crianças pobres.
    O governo do "seu Jair" não queria esse aumento. Por considerar uma "despesa alta demais". Ora, EDUCAÇÃO É INVESTIMENTO, nunca "despesa". Que o digam os países mais desenvolvidos do mundo como Japão, Alemanha e Estados Unidos, por exemplo...
    Poisintão... A vitória pelo novo Fundeb na Câmara até que foi tranquila: 492 votos a favor e 6 contra. Dos seis, dois deputados são paranaenses, que fazem parte da base do governo: Filipe Barros (PSL) e Paulo Martins (PSC).
    O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ) comemorou a aprovação:
    "Muitos acham que a gente não sabe que aumentar o Fundeb de 10% para 23% nos gera responsabilidade sobre [as fontes para] o financiamento desses recursos. Nós sabemos. São despesas que, na verdade, são investimentos. Investimento nas nossas crianças e no futuro dos nossos brasileiros.”
    Agora a proposta vai para o Senado para ser votada também em dois turnos. Se tiver alguma modificação, volta para análise da Câmara.