domingo, 5 de julho de 2020

QUANDO JORNALISTA DEMONSTRA SÓ IGNORÂNCIA NUM ASSUNTO

    Reconhecer que não sabe sobre determinado assunto e procurar aprender, é uma das grandes virtudes de um jornalista. Ser arrogante, estar disposto a sair por aí dando opinião sobre tudo, é demonstração, acima de tudo, de burrice. De ignorância. Jornalista sempre foi classificado como um "ser bem informado". Me acostumei, ao longo dos anos, de ver as pessoas afirmarem "você que é jornalista, me diga tal coisa". 
    Digo tudo isso porque um artigo no CONJUR (Consultor Jurídico), me chamou a atenção. O título era: "Presunção de Inocência: o estrago causado pela ignorância jornalística". O articulista reclamava, com razão, que três jornalistas de um canal pago de notícias comentavam a aplicação da referida Presunção. 
    O autor do texto, jurista e professor, lamentou as "opiniões" dos comentaristas. Classificou-os de ignorantes em Direito. Lembrou a máxima que diz: "Sobre o que não se sabe, nada se deve falar".
    Esse é apenas um exemplo do que acontece todo santo dia em jornais, telejornais, radiojornais: Gente querendo comentar tudo, dar opinião sobre tudo, como se entendesse de tudo.
    Jornalista sério precisa tomar cuidado pra não virar "comentarista de facebook": Aquela pessoa que acha que tem condições de falar - com propriedade - sobre qualquer assunto. 
    Ter opinião é uma coisa. Ter argumentos é outra.