sábado, 18 de julho de 2020

VAI TER UM "JAPONÊS DA JUSTIÇA FEDERAL" PRA COMUNICAR O JAPONÊS DA FEDERAL QUE ELE FOI CONDENADO?

    

    Nada disso! Japonês da Federal só tem um! E se chama Newton Hinedori Ishii, 65 anos, agente da Polícia Federal, admirado por muitos jornalistas de bem da velha imprensa. Achavam ele "muito bom" na função que executava na Lava Jato. Era gente que , várias vezes, não se sabe como, chegava bem cedo nos endereços, muitas vezes antes do japonês que iria buscar o acusado...
    Poisintão... Newton Ishii foi condenado pela Justiça Federal por facilitar o contrabando. A sentença é do juiz Sérgio Luís Ruivo Marques, da Primeira Vara da Justiça Federal de Foz do Iguaçu. O que aconteceu? Em 2003, a PF identificou 28 envolvidos em um esquema de facilitação de contrabando na fronteira Brasil-Paraguai, em Foz do Iguaçu. Eram 22 agentes da PF, 4 servidores da Receita Federal e dois policiais rodoviários federais. 
    Do total de acusados, 24 foram condenados, incluindo Ishii. Dois foram excluídos e dois absolvidos. O Japonês da Federal foi condenado a perder a função na PF e a pagar uma multa total de 200 mil reais que representam 40 vezes a renda média autodeclarada.
    Diz um trecho da sentença:
    “Há que se ressaltar que o réu Newton Hidenori Ishii é determinado, quando o assunto é cobrar propina para facilitar o contrabando/descaminho. No caso, Newton Japonês escolheu o tipo de mercadoria que aceitaria facilitar e, ainda, fixou o preço da propina a ser cobrada pela omissão na atribuição de combater o crime que lhe foi conferida pelo Estado”.
    Com informações da Revista Fórum.
.