domingo, 30 de agosto de 2020

LUTO NO JORNALISMO ESPORTIVO: MORRE LEVI MULFORD

    


    Morreu, nesse sábado, de causas naturais, o jornalista Levi Mulford. Ele era especialista ( e bota especialista nisso!) na cobertura do futebol amador. Estava com 91 anos. Foram muitas décadas dedicadas ao jornalismo esportivo. 
    Levi gostava da chamada "suburbana" (competição dos bairros de Curitiba). Não queria trabalhar com futebol profissional. Diz a lenda que, ao ser convidado pra entrevistar o rei Pelé, teria recusado, educadamente, e dito: "O Pelé é o maior do mundo. Mas o meu negócio é o futebol amador!"
    Ele escreveu sempre na Tribuna do Paraná, onde tinha uma coluna. Estava lá desde a primeira edição do jornal, em 17 de outubro de 1956. Só parou no final de 2019...
    Autor de muitas reportagens especiais e de livros, escreveu a obra "Futebol do Paraná - 100 anos de história".
    Curitibano do bairro Juvevê, era neto de italianos e dinamarqueses. Por toda uma vida dedicada ao futebol, reuniu um belo acervo em casa com livros, jornais e textos escritos por ele mesmo. Seria importante que todo esse material ficasse em exposição para visitação e consulta dos paranaenses. Talvez na Biblioteca Pública do Paraná?
    Também fica aí algumas sugestões: Rua, praça ou escola com nome de Levi. Se algum clube da Suburbana ainda tem um estádio sem nome, bem que poderia dar o nome de Levi Mulford  ao local.
    Nada mais justo com quem sempre amou o futebol amador.