domingo, 9 de agosto de 2020

OSCAR NIEMEYER: DE PRINCÍPIOS ATÉ O FIM!

    Oscar Niemeyer, um dos melhores arquitetos do mundo, morreu aos 104 anos em 2012.  Ele projetou "apenas" o edifício das Nações Unidas em Nova Iorque; a cidade de Brasília; e um conjunto de edifícios no bairro da Pampulha, em Belo Horizonte, entre outras obras no Brasil. Também trabalhou no exterior, onde fez, por exemplo, a sede da editora Mondadori, em Milão, Itália; o Centro Cultural Le Volcan, em Le Havre, na França (considerado um dos mais importantes do país); e a sede do Partido Comunista Francês, em Paris. Na capital francesa, morou exilado durante alguns anos por causa do golpe militar no Brasil, em 1964.
    Num documentário, Niemeyer fala, além da arquitetura, sobre política. Era "comunista de carteirinha". Uns 20 anos depois de ter ido à Nova Iorque (para o projeto, obras e inauguração do prédio da ONU), quis voltar aos EUA para outros compromissos profissionais. Ao pedir o visto no consulado americano, teve o seguinte diálogo com o funcionário do local:
    Funcionário: "Seu visto foi negado".
    Niemeyer: "Por que? Por motivos pessoais, políticos?"
    Funcionário: "Sim!"
    O arquiteto disse que ficou chateado, mas ao mesmo tempo feliz: "Naquele momento percebi que não mudei minhas convicções em 20 anos. Mantive meus princípios políticos desde que abracei a causa socialista".