sexta-feira, 18 de setembro de 2020

70 ANOS DA TELEVISÃO BRASILEIRA: AS PERSONALIDADES QUE FIZERAM ESSA HISTÓRIA

    Um time de 10 de personalidades nessas 7 décadas da TV no Brasil. Aqui o critério não é político. Não importa qual era o posicionamento político de cada um, mas a importância dessas pessoas pra criar e popularizar esse veículo de comunicação. Competência, criatividade, carisma, capacidade de se comunicar....são critérios que afinaram essa relação.... 
    A escalação vai de 10 a 1. Numa escala de importância. Todas as pessoas tiveram participação decisiva, mais vai num crescendo.

    10. HEBE CAMARGO


    A "loiruda" (que na verdade era morena...) foi cantora, atriz, apresentadora. No famoso "sofá da Hebe" recebia convidados. Tinha um jeito todo próprio de se comunicar.  Hebe Maria Monteiro de Camargo Ravagnani nasceu em 8 de março de 1929 em Taubaté (SP) e morreu em 29 de setembro de 2012 na cidade de São Paulo. Numa época em que nem se conhecia a expressão "politicamente correto", Hebe tomava cerveja no programa pra fazer propaganda de uma marca da bebida...




  09. CHACRINHA

                              

"Alô....Tenção...Terezinha!!!!"

          "Politicamente correto" nunca existiu no dicionário do "Velho Guerreiro". O maior comunicador da TV brasileira fazia um programa que era uma "esbórnia": Literalmente jogava bacalhau para o auditório, enfiava a buzina no ouvido de calouros, fazia piadas com duplo sentido. Abelardo Barbosa nasceu em 30 de setembro de 1917 em Surubim (PE) e morreu em 30 de junho de 1988 na cidade do Rio de Janeiro. Chacrinha dizia: "Eu vim para confundir, não para explicar"...."Em televisão nada se cria, tudo se copia".


"VOCÊS QUEREM BACALHAU???"



    08. JANETE CLAIR



         Ela ajudou - e muito - a modernizar e "abrasileirar" - as telenovelas. Na TV Globo começou já com um desafio e tanto: Em 1967, A novela "Anastácia, A Mulher Sem Destino", era arrastada, cara, com um elenco gigantesco. Janete foi chamada pra resolver esse problema. E resolveu. Com criatividade, criou um terremoto que matou mais da metade dos personagens e destruiu boa parte dos cenários. Foi contratada. Para a televisão (em algumas emissoras) escreveu 33 novelas. Entre elas, sucessos como "Irmãos Coragem", "Sangue e Areia", "Selva de Pedra", "Pecado Capital", "O Astro". Nascida Janete Emmer em Conquista (MG) no dia 25 de abril de 1925, morreu na cidade do Rio de Janeiro em 16 de novembro de 1983. Janete também escreveu para o rádio: aproximadamente 40 novelas.


JANETE ASSUMIU UMA NOVELA QUE IA MAL E "MATOU" MAIS DA METADE DOS PERSONAGENS...



    07. DIAS GOMES


     
O dramaturgo Dias Gomes foi marido de Janete Clair. Escritor, roteirista, autor de novelas. Foi no cinema que ele conseguiu sua maior glória: o filme "O Pagador de Promessas" (baseado em peça de teatro escrita por Dias) ganhou a Palma de Ouro no Festival de Cannes na década de 60. Na televisão estreou em 1969 com a novela "A Ponte dos Suspiros". Ao todo, fez 16 novelas, 6 minisséries e 2 séries. Entre seus sucessos estão "O Bem Amado", "Roque Santeiro", "Saramandaia" e "Carga Pesada".
Alfredo de Freitas Dias Gomes nasceu em 19 de outubro de 1922 em Salvador e morreu em 18 de maio de 1999 na cidade de São Paulo. Para o teatro escreveu 31 peças.


DA MÁQUINA DE ESCREVER SAÍAM SEUS PERSONAGENS COMO O BEM AMADO



    06. RICARDO BOECHAT


    Boechat marcou época no Jornalismo. Trabalhou em TODAS as mídias: jornal, revista, rádio e televisão. Foi o profissional que melhor incorporou a figura do "âncora"  no telejornal. Aquela pessoa que apresenta a notícia e também comenta pra "dar uma arredondada" para o público entender os bastidores da informação. Competente e bem informado. Falava para o povo sem ser sensacionalista, sem criar "um tipo". Tinha o básico do Jornalismo: a clareza da informação. Ricardo Eugênio Boechat era o argentino mais carioca (talvez o único?) do mundo: Nasceu em Buenos Aires em 13 de julho de 1952 e morreu em 11 de fevereiro de 2019 em São Paulo. Boechat tinha um bordão que serve pra vida de todo mundo:
"Vai meu filho....toca o barco!"


BOECHAT TAMBÉM ERA IRREVERENTE: AQUI DANDO ENTREVISTA DE SUNGA, PALETÓ E GRAVATA NA PRAIA...



    05. CHICO ANYSIO


     
A conta é do próprio Chico: Ele criou 209 personagens. Foram 209 "espíritos" que incorporam nele durante quase 6 décadas de carreira. Foi um artista de várias áreas: locutor, dublador, ator, radioator, humorista, compositor, comentarista esportivo e pintor. Estreou em televisão em 1957 (na TV Rio) com o programa "Noite de Gala". Entre programas próprios, de colegas e novelas, participou de 34 shows. Entre eles se destacam: "Chico Anysio Show". "Chico City". "Chico Total" e "Escolinha do Professor Raimundo". Francisco Anysio de Oliveira Paula Filho nasceu em Maranguape (CE) a 12 de abril de 1931 e morreu na cidade do Rio de Janeiro em 23 de março de 2012. Quando tinha menos de 10 anos, participou de um concurso para locutor-mirim de rádio. Ficou em segundo lugar. Quem ficou em primeiro foi...Sílvio Santos.


VOCÊ ACHA "STAND UP COMÉDIA" UMA COISA "MODERNA"? CHICO JÁ FAZIA ISSO NO FANTÁSTICO NA DÉCADA DE 70...



    04. SÍLVIO SANTOS

                                      

        É o dono do SBT. Com mais de 60 anos de carreira, começou no rádio. Estreou na TV em 1962 (na TV Paulista que "virou" TV Globo) com um programa de nome curioso: "Vamos Brincar de Forca". Esse foi o "tubo de ensaio" que viraria o famoso "Programa Sílvio Santos". Já na Globo, o programa de "SS" se tornou, com o passar do tempo, longuíssimo. Como se sabe, era aos domingos, começando lá pelas 11 da manhã e indo até às 8 da noite. Ficou na emissora até a metade da década de 70. A partir daí foi para a Tupi. No começo da década de 80 realizou o sonho de começar a formar sua rede nacional com a TVS (TV Studios). Senor Abravanel nasceu no Rio de Janeiro em 12 de dezembro de 1930. portanto, às vésperas de completar 90 anos, ainda tem energia para dirigir o Grupo Sílvio Santos e cantar "Lá-lá-lá-la... com suas "colegas de trabalho".

QUANDO ESTÁ DE FÉRIAS, SÍLVIO USA MODELOS, DIGAMOS, "POUCO CONVENCIONAIS"



    03. ASSIS CHATEAUBRIAND



         Ele foi - literalmente - o criador da televisão brasileira. No dia 18 de setembro de 1950, entrava no ar a TV Tupi em São Paulo. Mas a TV não foi o primeiro empreendimento de Chateaubriand. Foi uma consequência natural de uma série de negócios na área da comunicação. Era dono dos Diários Associados (um império que incluía dezenas de rádios, jornais e revistas). Jornalista, escritor, advogado, professor de Direito, mecenas, empresário e político, Francisco de Assis Chateaubriand Bandeira de Mello nasceu em Umbuzeiro, na Paraíba, a 4 de outubro de 1892 e morreu na cidade de São Paulo a 4 de abril de 1968. Por causa da enorme influência que exercia na mídia e na política, era chamado  de "Cidadão Kane brasileiro". 


CHATEAUBRIAND É O "CIDADÃO KANE BRASILEIRO"



    02. ROBERTO MARINHO

                                   

         Ele criou "simplesmente" uma das maiores redes de televisão do mundo. A TV Globo chegou a ser classificada como a "quarta televisão mais importante do planeta", ficando atrás apenas das gigantes americanas ABC, CBS e NBC. Não é a toa que a Globo, a "Vênus Platinada", já foi chamada de "Hollywood Brasileira" na sua "era de ouro" entre a metade dos anos 70 e a metade dos anos 80. Agora é outra história. Mas ainda é líder absoluta de audiência no Brasil e, pelo jeito, vai continuar assim por muito tempo. Hoje não tanto pelos seus méritos, mas pela incompetência da concorrência. Em abril de 1965 começou a história da Rede Globo. Com investimentos do grupo americano Time-Life, Marinho (que já era dono do jornal O Globo), conseguiu colocar no ar a televisão. No fim da década de 60, ele comprou a parte dos norte-americanos. Roberto Pisani Marinho nasceu a 3 de dezembro de 1904 no Rio de Janeiro, cidade onde morreu a 6 de agosto de 2003. De perfil conservador , fez parte da Academia Brasileira de Letras. Escreveu um único livro que define sua vida: "Uma Trajetória Liberal".

                                                         


    01. BONI

                                   

         Se Roberto Marinho foi a pessoa que colocou dinheiro no negócio, Boni foi o elo criativo dessa corrente que  transformou a Globo num gigante da comunicação. Graças ao trabalho de Boni (ao lado de Walter Clark) foi criado o que seria o alicerce de tanto sucesso: o Padrão Globo de Qualidade. Em resumo era... Programas com qualidade de conteúdo (produção) e qualidade técnica. Respeito aos dias e horários de exibição. A grade do horário nobre passou a ser formada por novela+novela+ telejornal+ novela. Além disso, uma programação mais abrangente possível. José Bonifácio de Oliveira Sobrinho nasceu em Osasco (SP) em 30 de novembro de 1935. Publicitário, diretor de TV e empresário. Na Rede Globo, participou da criação, dentre outros programas, do "Jornal Nacional" e do "Fantástico". Uma curiosidade: Escreveu a letra do tema de abertura do Fantástico. Aquela que diz "Olhe bem, preste atenção..."


BONI É LIGADO EM TELEVISÃO 24 HORAS POR DIA