sexta-feira, 11 de setembro de 2020

FALTA DE ÁGUA: A "CULPA" É DA DONA MARIA?

     

    Amigos que ainda assistem telejornais (não os assisto mais...até rimou, eita!), me informam que a imprensa tem "cobrado" a falta de água só da dona Maria (aquela senhoria pobre que só vê político - seja vereador, deputado, prefeito ou governador, passar na rua da casa dela, lá na periferia da periferia - só em época de eleição...). Dona Maria sai cedo com uma lata na cabeça atrás de água. Ou porque no barraco dela (você sabia, nobre jornalista, que seres humanos também vivem em barracos?) não tem água encanada (esgoto? esgoto nem pensar!), e se tem "encanamento" é um caninho ( beemm mixuruca) onde o líquido precioso tá cortado por causa do rodízio da Sanepar.
    Esses colegas de profissão me contam que os nossos bravos repórteres cobram das autoridades providências, mas só de vez em quando. Com a dona Maria é alí, "apertando o pescoço" da véia pra "exigir" que ela não "desperdice" água. Por que não fazer um "plantão na Sanepar" e diariamente perguntar sobre projetos, obras?
    Ah, tá! O burocrata de plantão vai dizer que a empresa "não tem culpa" se São Pedro não manda chuva. E os jornalistas se contentam com essa resposta. Assim como se contentavam com as declarações da Lava Jato e não questionavam os engravatados...Peraí: "Lava Jato" também precisa de água... Mas essa é outra história num outro momento...
    Enfim, para ficar bom para "ambas as partes", fica aqui uma sugestão: Que cada vez que um jornalista afirmar que "a dona Maria precisa economizar, não pode cozinhar, não pode tomar banho..." que também se ligue pra Sanepar pra cobrar o que está sendo feito pra melhorar o fornecimento em períodos de estiagem.
    Enquanto isso, "Lata d'água na cabeça, lá vai Maria, lá vai Maria..."