terça-feira, 29 de setembro de 2020

"O PROFISSIONAL": QUANDO O SUJEITO É PAGO PARA TER O "DESEJO DE MATAR"

   

Uma arma na mão e uma morte na cabeça


    "Adoro essa tranquilidade de vem antes de uma tempestade..." Assim Stansfield, um policial corrupto e psicopata  (Gary Oldman) descreve o "clima" quando ele e a gangue dele estão prestes a cometer uma matança na família de um traficante pé rapado. Essa é apenas uma das falas, digamos, inspiradas que estão no roteiro escrito por Luc Besson que também dirigiu "O Profissional" (França, 1994). 
    A produção é toda francesa, mas a história se passa em Nova Iorque. Leon (Jean Reno) faz um assassino profissional que vê a família vizinha de apartamento ser morta por policiais bandidos envolvidos na venda de drogas. A única sobrevivente da chacina é Mathilda (Natalie Portman, estreia dela no cinema), de 12 anos. Leon vira uma espécie de tutor da menina que um dia quer vingar a morte do irmão de 4 anos assassinado com os outros parentes. Leon e Mathilda moram juntos: Ela cuida dos afazeres da casa e ele a ensina a manejar uma arma.
    Poderia ser apenas mais um filme de ação. Mas não é. Não é pelo texto de Bresson que traz diálogos muito bons e uma direção que explora big closes em Portman mostrando toda a emoção que a atriz-mirim passa em cena. O cineasta francês também deixa a impressão digital em várias outras cenas. Um exemplo: Mathilda chega com compras à porta do apartamento de Leon. A família dele havia acabado de ser morta. No corredor, alguns bandidos. Ela toca insistentemente a campainha. Um marginal está de olho nela. A tensão vai crescendo. Leon hesita em abrir a porta. Quando abre, a câmera está fechada em Mathilda e ela recebe um "banho de luz", como se fosse uma luz salvadora, paradisíaca ou algo assim. Seria apenas a abertura de uma porta. Mas ganhou relevância na cena.
    Outro momento especial é quando Leon e Mathilda brincam de interpretar artistas famosos de cinema num jogo de adivinhação.
    Impressiona o trabalho de Natalie Portman. A garota parece uma veterana da interpretação. No primeiro filme já demonstrou que seria uma estrela. Não é à toa que já recebeu um Oscar de Melhor Atriz (Cisne Negro) e mais duas indicações de Atriz Coadjuvante do "hominho de ouro" (Closer e Jackie). Venceu, também, duas vezes o Globo de Ouro; uma vez o SAG; uma vez o BAFTA; e uma vez o Critc's Choice Awards.
    Uma curiosidade é que em "O Profissional", o "mocinho" é um assassino (Leon) e o segundo papel mais importante é um bandido (o policial corrupto Stansfield). Ou seja, não tem ninguém honesto nessa história... Com certeza esse está entre os 10 melhores filmes de ação já realizados.
    Jean Reno, Gary Oldman e Natalie Portman dão um show de interpretação em meio a um banho de sangue. 
    Com apenas doze anos,  Mathilda (Portman), já leva uma vida dolorosa e cruel. No dia em que os parentes dela foram mortos, Leon (Reno) pergunta: "Você está bem?". Ela responde: "Já tive dias melhores!"
    Quando Natalie Portman gravou o filme, ela estava com apenas 11 anos.
    O filme está na Netflix.
    Fica a dica!


APRENDENDO A GANHAR A VIDA... MATANDO!