quarta-feira, 30 de setembro de 2020

"PODE ISSO, ARNALDO?" FUX É CONTRA A INDICAÇÃO DE KASSIO NUNES PARA A SUPREMA CORTE

                                

  O presidente do STF, Luiz Fux, afirmou que o Supremo vai perder prestígio se o presidente Messias não nomear um nome com "perfil mais técnico" e currículo "mais encorpado" para uma cadeira no Supremo. Por enquanto, o indicado é o desembargador federal Kassio Nunes. Fux já teria feito chegar esse descontentamento ao núcleo da Presidência. Ele preferia que fosse um ministro do STJ. E já teria até um  nome de preferência: o ministro Luís Salomão.
    As informações são da colunista Mônica Bergamo.
    Bora Pensar! É claro, é evidente, que todo presidente da República nomeia um nome que seja "próximo" a ele, alguém que, em tese, é de "confiança". Se bem que Lula e Dilma nomearam ministros que quase nunca votaram favoravelmente a eles. Sim, a independência da Corte é sagrada... mas...por parte do político sempre há aquela "esperança" que, num voto decisivo, "pese" a indicação.
    O (possível) novo ministro do STF já teria dito que a prisão em segunda instância "não é automática". Isso agrada (e muito!) os políticos, pelas mais diversas razões...
    O que não é "normal" é um comandante da Suprema Corte se colocar contrário (de "antemão") à uma indicação para o Tribunal. Dificilmente isso acontece. Porque a nomeação do futuro ministro é uma prerrogativa do presidente da República. E o "candidato" ainda tem de ser sabatinado no Senado. Por mais dura que seja a "inquisição" dos senadores, o nome sempre é aprovado.
    Agora, em plena pandemia, Fux deixou o presidente ex-capitão em uma "saia justa". Mas o Messias, do jeito que a gente o conhece, não vai se preocupar em usá-la. Ele prefere vestir uma farda verde-oliva...