quarta-feira, 7 de outubro de 2020

"AS 3 FACES DE EVA": NESSE FILME, DO PARAÍSO AO INFERNO...É O CAMINHO DE UMA EVA QUE NA VERDADE É TRÊS!

  

    A pandemia tem causado problemas psicológicos em muita gente. Quem afirma sãos os especialistas. O "isolamento" em casa, o distanciamento de parentes e amigos. Não poder visitar quem a pessoa sempre visitou. E abraçou. E beijou. De uma maneira mais leve - ou mais severa - boa parte da população tem sentido esses sintomas que precisam ser analisados por quem entende do assunto.
    Agora você imagina uma pessoa sofrer um trauma que a deixa com ...3 personalidades? Esse é o princípio do filme "As Três Faces de Eva" ( EUA, 1957) estrelado por Joanne Woodward (que foi mulher de Paul Newman na vida real). Eva White tem três personalidades que se manifestam ao longo do longa: Uma é tímida, recatada, bela e do lar. Outra é impulsiva, extrovertida, festeira. A terceira é medrosa, submissa à própria mãe. 
    Uma coisa que chama a atenção é que essas personalidades se comunicam com as pessoas como se fossem espíritos que "incorporam" na moça vivida por Woodward. Quem viu "Fragmentado" sabe do que estou falando. Lá, o personagem de James McAvoy tem que se virar com 24(!) personalidades. Imagina o sofrimento. Se 3 já dão um trabalho danado pra Joanne...
    "As Três Faces de Eva" é baseado numa história real. E foi com esse filme que o grande público passou a conhecer o que seria o transtorno da personalidade múltipla. No comecinho do filme um jornalista conta isso e narra alguns trechos. Também afirma que muitos dos diálogos foram tirados das sessões de terapia da moça que sofria da doença. Dá pra dizer que o final do filme é inesperado...
    Joanne Woodward (hoje com 90 anos) ganhou, em 1958, o Oscar de Melhor atriz pelo papel. Depois da morte de Olivia de Havilland (em julho de 2020), ela se tornou a atriz mais idosa vencedora do Oscar. Também em 58, recebeu o Globo de Ouro de Melhor Atriz por "As Três Faces de Eva".
    O que é bom: O filme está de graça no YouTube. Com áudio original e legendado. É só ir no Canal Cine Antiqua. Pra entrar nesse canal você também não paga nada!
    Fica a dica!