quarta-feira, 14 de outubro de 2020

"AS PONTES DE TOKO-RI" : ENQUANTO TOP GUN 2 NÃO VEM...

  

      A menos que mude alguma coisa (torcendo pra pandemia acabar, torcendo pra vacina chegar...) "Top Gun 2" tem data de estreia mundial marcada: 2 de julho de 2021. Era pra ter sido esse ano, mas por causa do coronavírus...
    Bem... enquanto Tom Cruise não desembarca com mais uma aventura do piloto Maverick, o Bora Pensar! é que foi à luta, fuçou, encontrou, assistiu e te dá essa dica valiosa: Que tal ir fazendo um "esquenta" com outro filme de "ases indomáveis"? E esse já é um classicão do cinema: "As Pontes de Toko-Ri". A produção é de 1954 e a história se passa em 1952 na guerra da Coréia.
    A produção é estrelada (e bota estrelada nisso!) por Grace Kelly e William Holden. Não vou mentir pra você: Apesar do filme ser "vendido" com uma obra de destaque na vida da princesinha de Mônaco, na verdade ela faz uma "ponta" como mulher do tenente Harry Brubaker (Holden, esse sim, astro da película).
    Resumo bem resumido: Brubaker é um piloto da Segunda Guerra, mas já na reserva trabalhando como advogado. Aí o "couro está comendo" na Coréia e ele é chamado de volta à ativa. Deixa para trás a graciosa esposa e duas filhas pequenas e literalmente embarca numa missão pra lá de perigosa.
    Por que o filme tem esse nome? Porque eles vão ter de destruir as pontes de Toko-Ri. O roteiro é bem desenvolvido. Tem de tudo um pouco: romance; um cachaceiro brigão que Brubaker tem que estar sempre "acudindo";  belas imagens de pousos e decolagens em porta-aviões; e cenas de batalhas aéreas. 
    É preciso destacar: Para a época, os efeitos especiais são bem honestos. As cenas de voo dos caças também são legais.
    Claro que não são naquele ritmo de videoclipe de Top Gun. É tudo mais "tranquilo". Mas a correria deixe para o pelotão de Tom Cruise.
    Obs: O filme é dirigido por Mark Robson, que na década de 70 pegou a onda do "cinema catástrofe" e roteirizou (ao lado de Mario Puzo) "Terremoto" em 1974, pelo qual ganhou o Globo de Ouro de Melhor Filme Dramático em 1975.


UM DIA DE FELICIDADE NA VIDA DA FAMÍLIA  DE UM PILOTO DE CAÇA


    



,