segunda-feira, 19 de outubro de 2020

EVO MORALES SAI FORTALECIDO DA ELEIÇÃO NA BOLÍVIA.... E O MESSIAS? BEM, O MESSIAS....

   

     Luís Arce foi eleito presidente da Bolívia já no primeiro turno. Venceu um ex-presidente de centro-direita e um outro candidato de direita. Ou seja, "matou duas bolas numa tacada só"...Arce é do MAS (Movimento ao Socialismo) mesmo partido do padrinho dele, Evo Morales, que hoje é uma espécie de "exilado político" na Argentina, depois do golpe do ano passado.
    Com a vitória do "afilhado", será que Morales volta para a Bolívia? Provavelmente sim... E como ficam as relações com o Brasil? Pelo perfil do futuro presidente, não devem ocorrer "turbulências", porque ele é considerado mais "afável" e procura evitar conflitos....
    De qualquer maneira, politicamente é uma derrota para o neoliberalismo na América do Sul. A segunda derrota em pouco tempo: Em 2019, os argentinos elegeram o centro-esquerda Alberto Fernández que teve o apoio da ex-presidente (agora vice) Cristina Kirchner.
    O castelinho de areia da direitona vai caindo aos poucos. O "seu Jair" já vai ter mais um "adversário" como vizinho. "Talkey"?