segunda-feira, 26 de outubro de 2020

"VIAGEM FANTÁSTICA" : VIAGEM AO CENTRO DO... CÉREBRO!

    


    A ficção científica sempre foi um tema muito explorado pelo cinema. Nos anos 60 tivemos, por exemplo, "Fahreinheit 451", "A Ilha Misteriosa", "Viagem ao Fundo do Mar" (que deu origem à famosa série de TV) e "Viagem Fantástica".
    "Viagem Fantástica" (EUA, 1966), dirigido por Richard Fleischer, tinha o elenco liderado por Stephen Boyd (que fez o papel de Messala em "Ben Hur", em 1959, pelo qual ganhou o Globo de Ouro de Melhor Ator Coadjuvante) e Rachel Welch.
    A história, como o título diz, é bem "viajandona". Na época da Guerra Fria, americanos e soviéticos "se degladiam" também no campo científico. Agora, veja só: Um pesquisador descobre uma fórmula de miniaturizar qualquer pessoa e qualquer coisa. Mas...ele sofre um atentado e fica em coma. Para salvar o gênio científico, autoridades norte-americanas miniaturizam médicos e cientistas (e também um submarino) para que eles entrem na corrente sanguínea do pesquisador e vão até o cérebro do homem pra tratar (com laser!) uma área ferida no atentado.
    Você já deve imaginar que essa viagem fantástica será cheia de percalços pra despertar emoção nos espectadores. Lembre que o ano de produção é 1966 e que, portanto, os efeitos visuais eram bem toscos. Mas o filme é honesto nesse quesito. Procuraram fazer o melhor. Tanto é que a película ganhou 2 Oscars: Melhor Direção de Arte e Melhores Efeitos Visuais. Ainda foi indicada para mais três: Melhor Fotografia, Melhor Montagem e Melhor Edição de Som.
    Importante: A direção contou com assessoria médica para definir como seria essa "exploração" do corpo humano.  Pra quem curte ficção científica, o negócio é embarcar junto nessa "Viagem Fantástica" e se divertir.
    Esse filme assisti no cinema, quando era piá, há muuuuitoooo tempo. Mas recentemente comprei uma cópia em DVD num sebo.