sábado, 14 de novembro de 2020

EUA: OS "PRIMEIROS-CACHORROS" QUE VÃO SER NOVIDADE NA CASA BRANCA

    

Biden com Major e Jill com Champ

    Donald Trump não tem bicho de estimação pra exibir na Casa Branca. Já Joe Biden, que vai ocupar o local a partir de 20 de janeiro, tem dois. São os cães Champ e Major. Em quase 150 anos, o republicano, que está deixando o poder, é o primeiro presidente americano sem bicho de estimação.
    Os cães do casal Joe e Jill são dois pastores. Major é o mais jovem. Ele e Champ já foram adestrados pra se comportarem adequadamente na Casa Branca, na limusine presidencial, no Air Force 1, e na presença de jornalistas. Champ tem 12 anos e foi comprado em uma loja de animais quando Biden foi eleito vice-presidente de Barack Obama em 2009. Já Major saiu de um abrigo para cães e foi adotado em 2018.
    Para registrar para a história a presença de "animais ilustres" na companhia de ex-presidentes dos EUA, existe até o Museu Presidencial dos Animais de Estimação que registra: Mais de 300 animais já habitaram a Casa Branca. São dezenas de cães, vários gatos, pássaros, cavalos (!) e até urso, tigre e crocodilo (!!!).
    Dentre tantos bichinhos, uma cadela tem a ver com a guerra fria que EUA e URSS travaram nos anos 50 e 60: Em junho de 1961, o presidente americano John Kennedy e a mulher, Jaqueline Kennedy, foram presentados pelo presidente soviético Nikita Khrushov com a cadelinha Pushinka, filha de Strelka, primeiro ser vivo a viajar e retornar do espaço. 
    Nesse "intervalo", digamos, da guerra fria, Kennedy mandou uma carta de agradecimento a Khrushov:
    “Caro senhor Presidente... A Sra. Kennedy e eu ficamos particularmente contentes em receber ‘Pushinka’. Seu voo da União Soviética aos Estados Unidos não foi tão dramático quanto o voo de sua mãe. Mas foi uma longa jornada e ela enfrentou bem”.


Kennedy e Pushina


O "amigão" de Clinton foi o cão Buddy...


Mas a família Clinton teve, também, o gato Socks


Barack Obama gostava de brincar com Bob...