quarta-feira, 9 de dezembro de 2020

COLAPSO NA SAÚDE DE CURITIBA: 5 PACIENTES MORRERAM COM PROBLEMAS RESPIRATÓRIOS

    


    Foi entre sábado e segunda, de acordo com a Secretaria de Saúde de Curitiba.     Dos cinco, três esperavam vagas em UTIs. Mas não deu tempo... A Secretaria publicou uma nota:
    "Dos cinco pacientes, três foram inseridos na Central Metropolitana de Leitos. Outros dois não porque, em um caso tratava-se de paciente já com indicação de cuidados paliativos. No outro caso, a paciente sofreu parada cardiorrespiratória já ao dar entrada na unidade de pronto atendimento". 
     As pessoas que morreram tinham entre 69 e 90 anos. Nessa terça-feira, a taxa de ocupação das UTIs estava em 95%.
    Sim! Muitos casos de covid-19 ocorrem porque as pessoas precisam sair para trabalhar. Mas, também, tem aqueles que são irresponsáveis: Rapazes e garotas que se aglomeram, que não usam máscara... que se amontoam em baladas clandestinas (no fim de semana, as autoridades fecharam duas na região de Curitiba). 
    E a parte da Prefeitura nessa história? O alcaide tratou a cidade como uma sanfona de bailão: Abria o comércio e fechava....abria e fechava.... Lá pelas tantas determinou bandeira laranja. Mas os empresários reclamaram e ele amarelou. Voltou para a amarela. A coisa piorou de novo....aí veio com uma "laranja desbotada" (depois da eleição) e deu nisso: Número de casos de covid disparando....UTIs lotadas...