segunda-feira, 11 de janeiro de 2021

DIÁRIO DA AMÉRICA BRONZEADA: COM UM GOVERNO QUE ATROPELA O BOM SENSO, FORD VAI EMBORA DO BRASIL

    




    Como investir num país em que a indefinição econômica, a instabilidade política e a falta de perspectivas para o futuro já estão fincadas no solo há dois anos (desde 1º de janeiro de 2019)? Nenhuma multinacional queima nem rasga dólares. É o caso da Ford que anunciou nessa segunda-feira, 11, que vai fechar as três fábricas que ainda tem no Brasil (uma em São Paulo, uma segunda na Bahia e uma terceira no Ceará). Vai ficar apenas a produção de peças de reposição ainda por algum tempo.
    Você acha estranha essa atitude da montadora? Qualquer empresário fica inseguro numa nação onde o presidente afirma que o país está "quebrado" e ele "não tem o que fazer". Mas a Ford não desistiu da América do Sul. A companhia vai continuar produzindo carros na Argentina e no Uruguai. Curioso que o Uruguai sempre foi um território acostumado a importar TUDO, principalmente carros. Agora a gigante americana anuncia investimentos no país vizinho...
    Qual o resultado para o mercado de trabalho? Calcula-se que 5000 trabalhadores vão ser demitidos no Brasil e na Argentina. Ainda não se sabe exatamente quantos em cada unidade. A empresa ainda está definindo as indenizações. 
    Palavras do presidente da Ford, Jim Farley:
    “A Ford está presente há mais de um século na América do Sul e no Brasil e sabemos que essas são ações muito difíceis, mas necessárias, para a criação de um negócio saudável e sustentável.[...] Estamos mudando para um modelo de negócios ágil e enxuto ao encerrar a produção no Brasil, atendendo nossos consumidores com alguns dos produtos mais empolgantes do nosso portfólio global".