terça-feira, 26 de janeiro de 2021

DIÁRIO DA AMÉRICA BRONZEADA: RICOS SÃO O GRANDE EXEMPLO QUE NÃO SAIREMOS MELHORES DA PANDEMIA

    


    Alguém aí falou em algum dia de 2020, lá na chegada do coronavírus, que "o ser humano sairia melhor da pandemia". Não sei quem disse isso exatamente nem de onde tirou essa ideia estapafúrdia. O bicho homem sair "melhor" de qualquer situação (seja boa ou ruim)... de onde? Nesse último ano do planeta adoentado pela covid-19, o que muito se viu foram exemplos de: falta de empatia, falta de humanismo, falta de responsabilidade, falta de solidariedade, falta de honestidade, falta de inteligência pra entender o tamanho da encrenca no qual nossa amada Terra se meteu...ou nós a colocamos...
    Quer um exemplo de dimensão global do ditado "farinha pouca, meu pirão primeiro" ? O jornalista Jamil Chade nos conta que a União Europeia (a fatia mais rica do planeta azul depois dos EUA), pode barrar a venda da vacina da AstraZeneca para os países "emergentes" (jeito de tucanar o lado pobre do Globo). Motivo? A UE quer que a empresa primeiro cumpra TODAS as entregas para as nações europeias antes de fornecer para outros continentes. Fato é que Estados da UE já têm estoques e opções de compra de 2,2 bilhões de doses acima do que precisam.
    No Fórum Econômico Mundial, o presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, disse mais: "Alguns países ricos já compraram 4 vezes mais doses do que a população precisa".
    A União Europeia virou uma panela de pressão contra a AstraZeneca que tenta cumprir seus contratos com nações de todas as regiões. O Brasil também está nessa. Demorou, precisou uma ameaça de impeachment, pro governo se mexer...
    Agora você veja: Países ricos com vacina sobrando (e muito!) tentam impedir que outros (os pobres) também comprem o imunizante. É o sujeito que já pegou 100 rolos de papel higiênico no supermercado e não quer deixar um necessitado ficar com o último rolinho que sobra na prateleira.
   Sairemos melhores dessa pandemia?
   Bora Pensar!