quarta-feira, 3 de fevereiro de 2021

DIÁRIO DA AMÉRICA BRONZEADA: A LAVA JATO MORREU! SEM CHORO, SEM VELA, SEM FITA AMARELA

   


    "Eu digo sempre: Lula é digno de um julgamento justo!". Quem disse isso?  O advogado de Lula, Cristiano Zanin? O ex-ministro da Educação e ex-presidenciável, Fernando Haddad? A presidente do PT, deputada Gleisi Hoffmann? O líder do MTST e ex-presidenciável, Guilherme Boulos? 
    Não! Foi um dos ministros do STF: Gilmar Mendes.
    Desde essa segunda-feira, 1º de fevereiro, a Lava Jato deixou de existir. A famosa operação, com sede na "República de Curitiba", passa a integrar o Gaeco - Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado - do MPF (Ministério Público Federal). De acordo com balanço dos procuradores, desde março de 2014 foram 79 fases. Foram cumpridos 1.450 mandados de busca e apreensão, 211 conduções coercitivas, 132 mandados de prisão preventiva e 163 de temporária. Mais de 4,3 bilhões de reais já teriam sido devolvidos através de 209 acordos de colaboração e 17 acordos de leniência.
    Sob o manto do "combate à corrupção" se fez mais: A operação foi um pretexto pra afastar Lula da vida política (e uma possível nova candidatura à Presidência) e asfaltar o caminho para o Messias se eleger presidente da República.
    As mensagens da "Vaza Jato" obtidas pelo Intercept que tiveram o sigilo levantado pelo ministro do Supremo, Ricardo Lewandowski, mostram esse "algo mais" de intenções do sujeito da toga que virou ministro da Justiça e que tinha dois sonhos. O mais difícil: ser eleito presidente do Brasil. O mais "palpável": conseguir uma vaga no STF. Até essa ficou difícil depois da revelação das conversas.
    E não é pouca coisa não! São aproximadamente 50 páginas de diálogos que causam arrepios...
    O que se concluiu de mais grave: Que o então juiz orientou (na prática, foi o chefe da operação...) o trabalho de procuradores. Como qualquer Zé Ruela sabe, todo magistrado deve ficar equidistante de uma investigação, justamente pra ser imparcial. Orientar uma das partes (acusação ou defesa) é ilegal.
    Assim.... a Lava Jato vai para o tumulo sem caixão. Foi jogada no buraco. Sem choro, sem vela, sem fita amarela. Sem nenhum vivente pra jogar uma pá de cal.
    A única "fita" é a que contém as conversas do ex-juiz com os procuradores.