sexta-feira, 19 de fevereiro de 2021

DIÁRIO DA PROVÍNCIA: PROFESSORES DENUNCIAM QUE JÁ TEM SURTO DE COVID-19 NAS ESCOLAS ESTADUAIS DO PARANÁ

  


    
    No Paraná o coronavírus não entra nas escolas? Ele é impedido por muros, portões e cadeados? É o que deve pensar o governo estadual. Só que não! Professores denunciam: as aulas presenciais ainda nem voltaram (estão previstas para 1º de março no sistema híbrido) e - só na região de Maringá - em 9 escolas educadores foram contaminados pelo vírus. Esses locais ficarão fechados em quarentena pelos próximos 14 dias.
    Como ocorreu a contaminação? Porque a Semana Pedagógica foi presencial. Em vez de fazer no sistema virtual (via computador) a Secretaria de Educação optou por mandar os mestres para o enfrentamento com o coronavírus. O presidente da APP-Sindicato, professor Hermes Leão, soltou o verbo:
    "É lamentável. É um atentado à vida. Se isso aconteceu desta forma com a presença de professores e funcionários, imagina quando estiverem os estudantes circulando".
    É, imagina mesmo! Esperamos que não, mas pode ser uma tragédia imensa. Aí o governador Ratinho Junior (PSD) vai dizer o quê? Que "lamenta" e que a "culpa" é dos pais?
    O sindicato dos professores já avisou: Se as aulas presenciais voltarem, mesmo, dia 1º de março, não vai ter aula, vai ter greve.
    Especificamente sobre o problema na região de Maringá, o secretário de Comunicação da APP-Sindicato, Luiz Fernando Rodrigues, afirma que tem um agravante:
     “Na macrorregião de Maringá, que compreende Maringá, Campo Mourão, Umuarama e os municípios entorno desta cidade, ontem havia apenas 5 leitos disponíveis para os casos graves de Covid para uma população de mais de 1 milhão de pessoas. Estamos fazendo um levantamento detalhado também da situação nos hospitais públicos e temos constantemente alertado o governador, o secretário, os deputados e prefeitos que o nosso Estado não tem condições estruturais e sanitárias de enfrentar um retorno às aulas de forma presencial”.