segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021

POUCOS VEREADORES DE CURITIBA VOTARAM CONTRA UM ABSURDO: O PROJETO QUE IMPEDE A SUSPENSÃO DAS AULAS PRESENCIAIS NA PANDEMIA

    


    Se a pandemia ficar "pior" (e é possível...o número de infectados/mortos pelo coronavírus pode aumentar...) as aulas com a presença de crianças (as chamadas "aulas presenciais") não podem ser suspensas. É o que determina o projeto de lei aprovado, nessa segunda-feira, 15, em primeira votação, pelos vereadores de Curitiba. O PL torna a educação um "serviço essencial". Uma minoria teve o bom sendo de se posicionar de forma contrária. Foram 23 votos a favor e 10 votos contra. Ainda teve duas abstenções.
    O projeto é uma cópia (copia e cola?) do PL do governador Ratinho Junior (PSD) mandado para a Assembleia Legislativa. Tanto a proposta apresentada pelo governo como o apresentado na Câmara simplesmente ignoram a vacinação dos trabalhadores de CMEIs e das escolas. No plano de imunização da Prefeitura, esses profissionais estão apenas na quarta lista de prioridades.
    Agora você veja, meu amigo/amiga: Professores e outros servidores das escolas/CMEIs vão estar em contato direto com várias crianças. Esses alunos podem contaminar/serem contaminados entre eles e os trabalhadores, e levarem o vírus para os pais, tios, avós...Vão dizer: "É, mas é sistema híbrido. Nem todas os estudantes vão para a aula ao mesmo tempo. Uma parte vai ter videoaula". Sim... mas teremos crianças, teremos pais/mães circulando nas escolas e CMEIS.
    Duas vereadoras contrárias ao PL criticaram a iniciativa. As duas do PT.
    Carol Dartora: A educação é direito fundamental sim, mas não pode ser colocada como serviço essencial num momento em que a vida está em jogo!”
    Professora Josete: "Esse retorno deveria ter uma vasta quantidade de cuidados que não identificamos no protocolo adotado pela Secretaria de Educação. Em Manaus, vimos publicações científicas mostrando que o retorno agravou a situação na pandemia no local".
    Só dez vereadores tiveram o bom senso de votar CONTRA o projeto de lei:
    Carol Dartora, Professora Josete e Renato Freitas (os 3 do PT), mais: 
    Maria Leticia Fagundes (PV)
    Dalton Borba (PDT
    Marcos Vieira (PDT
    Pastor Marciano Alves (Republicanos)
    Professor Euler (PSD)
    Salles da Fazendinha (DC
    Sidnei Toaldo (Patriota).

    A votação em segundo turno será nessa terça-feira, 16.
    Veja, abaixo, o quadro pra saber como votou cada vereador: