segunda-feira, 1 de março de 2021

DIÁRIO DA PROVÍNCIA: NA CARREATA PELA VOLTA ÀS AULAS, A IGNORÂNCIA PEDE CARONA...

    

    Providenciem, por favor, doses "cavalares" de vacinas contra a ...ignorância! Um dia depois da carreata dos incautos pelo centro de Curitiba pedindo a volta às aulas de qualquer maneira (bem num momento em que enfrentamos a pior fase da pandemia de covid-19), vimos que transborda obscurantismo, também, da cabeça de alguns vereadores: Eles estão "revoltados" com o fechamento do comércio "não essencial" até, pelo menos, dia 8 de março. Falam isso "da boca pra fora", sem conhecimento científico.
    Em vez de pedirem simplesmente a volta às aulas, por que pais, professores e políticos não fazem carreata pra pedir vacina para todos???
    Quem tem o conhecimento científico (médicos infectologistas, microbiologistas, por exemplo) são taxativos: Ou o Brasil faz um "lockdown pra valer", ou podemos enfrentar uma tragédia muito maior do que a que já vivemos... E olha que nosso "lockdown" é bem meia-boca. Talvez "nem faça cócega" no coronavírus. 
    Vamos a dois exemplos de como um "lockdown" de verdade, com L maíusculo funciona: O Reino Unidos ficou com tudo fechado durante 7 semanas. Número de contaminações baixou severamente. Agora o primeiro ministro Boris Johnson já começa a liberar as atividades. Espera suspender todas as restrições a partir de 21 de junho.
    Em Wuham, na China, onde, há um ano, surgiu a doença, hoje a vida já voltou ao normal. As pessoas não são mais obrigadas a usar máscara na rua. Virou "opcional". Também: Foram 76 dias de tudo fechado. Aquele "lockdown" pesadíssimo. Não há registro de  mortes na cidade desde abril do ano passado! Milagre? Não! Distanciamento social, máscara, água e sabão e álcool gel nas mãos, testagem em massa e muita vacina!
    Viu como funciona?
    Aqui talvez não se "aguentasse" tanto tempo (76 dias), mas que fosse um pouco menos. Quem sabe já ajudaria e muito!
    Mas... no nosso Brasil brasileiro temos: Lobby das escolas particulares forçando a barra para a reabertura das salas de aula. Afinal, Educação virou um negócio....Lobby de comerciantes querendo que as lojas abram de qualquer jeito. Lembramos que: "Cliente morto não paga". Não adianta abrir as portas se todo mundo morrer...  E políticos sem a menor empatia, sem o menor conhecimento científico, querendo "ficar bem na foto" com as tais "classes produtivas" e fazendo o "lobby do lobby"...