sexta-feira, 26 de março de 2021

DIÁRIO DA PROVÍNCIA: "NÃO É POSSÍVEL CONVENCER UM CRENTE DE COISA ALGUMA", AFIRMA SECRETÁRIA DE SAÚDE DE CURITIBA

    


    Pessoas amadas: "Tratamento precoce" para covid-19 só tem um: Vacina. Vou repetir: vacina! Se você tomar vacina, você estará imunizado. Isso vale para qualquer doença. Mas...sempre tem os negacionistas e os que acham que com um "kitzinho" milagroso vão resolver a parada. Não resolvem. Não existe comprovação científica. Não existe segurança. Para a vacina, sim! Para a ciência, sim!
    Essa história de tratamento precoce irritou tanto a secretária de saúde de Curitiba, Márcia Huçulak, que ela "subiu o tom" e citou até o astrônomo Carl Sagan, numa publicação na rede social: "Não é possível convencer um crente de coisa alguma, pois suas crenças não se baseiam em evidências; baseiam-se numa profunda necessidade de acreditar".
    A secretária não se referiu a nenhuma religião (ou à pessoas que tenham religiosidade), em particular, mas ao fanatismo de uma forma em geral. 
    O que salva da covid-19? Prevenção: máscara, lavar as mãos com sabão com frequência, álcool gel e distanciamento social. E quando chegar: vacina.