quarta-feira, 14 de abril de 2021

LULA NO STF: A MELHOR DECLARAÇÃO É A DO MINISTRO LEWANDOWSKI QUESTIONANDO A CORTE

    


 "Toda vez que se trata do ex-presidente o caso muda completamente.[...] Queria desde logo manifestar minha estranheza que dos milhares de habeas corpus que a Primeira e a Segunda Turma julgam durante o ano todo, por que justamente o caso do ex-presidente é que é submetido a plenário desta Suprema Corte. Será que o processo tem nome e não tem apenas capa, como o eminente ministro Marco Aurélio? Isso causa estranheza.[...] Da última vez em que isso se fez, com aquele habeas corpus em que se discutia a presunção de inocência, isso custou ao ex-presidente 580 dias de prisão, e causou-lhe a impossibilidade de candidatar-se a presidência da República.[...] Vou me manifestar contrariamente, mas desde logo já manifestando esta minha perplexidade com relação a se pinçar um determinado paciente e tirá-lo de um juiz natural, que é a Segunda Turma, e trazê-lo para o plenário".

       Ministro Ricardo Lewandowski, na sessão dessa quarta-feira, quando se decidiu que vai a plenário o julgamento da anulação das sentenças contra o ex-presidente Lula.

    Bora Pensar! O julgamento, como disse o eminente ministro, deveria ser na Segunda Turma. Por que essa "distinção" para o petista? É que no plenário do Supremo, a possibilidade de derrota de Lula é muito maior...