segunda-feira, 26 de abril de 2021

OSCAR 2021: CERIMÔNIA TÃO PEQUENA PARECEU COMEMORAÇÃO EM SALÃO DE FESTA DE PRÉDIO

   
(fotos: Getty Images)


     O coronavírus não impediu que fosse realizada a grande noite do Oscar. Esse ano, "mais tarde", normalmente é entre final de fevereiro e começo de março, mas beeeemmm mais "contida", intimista, digamos. O Dolby Theatre ficou fechadinho. A cerimônia foi  numa estação de trens, a "Union Station", em Los Angeles. O local passou por reformas e só reabriu ao público depois da entrega do "homenzinho dourado".
    Local menor, menos gente, mas com empolgação. Parecia comemoração em salão de festa de condomínio. Tanto é que teve Glenn Close  - 8 vezes indicada, mas que nunca levou o prêmio... - "rebolando até o chão" (quando perguntada por um apresentador se ela conhecia determinada música de um filme), e Frances McDormand literalmente "uivando para a Lua" pra comemorar o Oscar de Melhor Filme para "Nomadland". Por falar nisso, ela levou o prêmio de Melhor Atriz e Chloe Zhao de Melhor Diretora.
    O vencedor de Melhor Ator, o galês Anthony Hopkins, do alto dos seus 83 anos, dormia em casa, no País de Gales, quando o nome dele foi anunciado. O agente do ator é quem o acordou para dar a ótima notícia. Hopkins não fez "pouco caso" da premiação. Na verdade, foi humilde. Ele que já tem uma estatueta na prateleira por "O Silêncio dos Inocentes", levou essa por "Meu Pai". Na manhã dessa segunda-feira, ele agradeceu à Academia:
    "Aqui estou, na minha terra natal. Aos 83 anos, não esperava vencer esse prêmio, realmente. Estou grato à Academia. Obrigado. Quero homenagear Chadwick Boseman, que foi tirado de nós muito cedo. Novamente, muito obrigado a todos. Não esperava por isso, e me sinto privilegiado e honrado."
    O grande vencedor da noite foi "Nomadland" com 3 estatuetas: Filme, Diretora e Atriz.
    Bacana que, a cada ano, o Oscar vai ficando "menos americano" (Há alguns anos a categoria "Filme Estrangeiro" virou "Filme Internacional"); Hollywood vai "descobrindo o mundo"... Há uma participação maior de negros, asiáticos... A questão de gênero também se resolve com o passar do tempo. 
    Veja a relação dos ganhadores dos principais prêmios.

    MELHOR FILME - "Nomadland"
    MELHOR DIREÇÃO - Chloe Zhao
    MELHOR ATOR - Anthony Hopkins ("Meu Pai")
    MELHOR ATRIZ - Frances MacDormand ("Nomadland")
    MELHOR ATOR COADJUVANTE - Daniel Kaluuya ( "Judas e o Messias Negro")
    MELHOR ATRIZ COADJUVANTE - Yuh-Jung Youn ("Minari")
    MELHOR ROTEIRO ORIGINAL - Emerald Fennell ("Bela Vingança")
    MELHOR ROTEIRO ADAPTADO - Christoplher Hampton e Florian Zeller ("Meu Pai")
    MELHOR TRILHA SONORA - Jon Batiste, Trent Reznor e Atticus Ross ("Soul")
    MELHOR CANÇÃO ORIGINAL - "Fight for You" - H.E.R. ("Judas e o Messias Negro")
    MELHOR DOCUMENTÁRIO - "Professor Polvo"
    MELHOR FILME INTERNACIONAL - "Druk - Mais Uma Rodada" (Dinamarca)


Hopkins agradece, nessa segunda-feira, o prêmio


Frances e Chloe: "Nomandland" foi o vencedor da noite


Frances "uivando" para agradecer a premiação de Melhor Filme



Glenn Close mostra que está em forma e "rebola até o chão"