sábado, 24 de abril de 2021

QUANTO MAIS LIVRO MELHOR! QUANTOS LIVROS MARILYN MONROE LEU? A BIBLIOTECA DA ATRIZ ERA ENORME

    


    23 de abril é o Dia do Livro. E um livro nos permite sonhar, amar, sofrer, torcer, gargalhar... Em um momento de pandemia, principalmente, nos permite viajar para os lugares mais distantes sem sair de casa. Até para "fora" da Terra. Ou.... ao centro da Terra....E o "velho" livro de papel está sempre ali : à disposição. Não precisa de energia para "ser ligado". Se faltar luz, ele "brilha" do mesmo jeito.
    Dito isso, amigo/amiga leitor(a) que adora "devorar" um livro, "fuçar" com paciência aqueles sebos "ensebados", à procura de tesouros em papel e tinta...poisintão... por falar em "brilho", a maior estrela do cinema, Marilyn Monroe, que fez carreira com a imagem da "loura bonita e burra" ( numa época em que "politicamente correto" era uma expressão que não existia para os chefões de Hollywood, que, na verdade, queriam mais era faturar com os "esteriótipos" que surgiam...) afirmava que sempre gostou de ler. Volta e meia era fotografada com algum livro. Dos mais diversos assuntos. Lembremos que um dos maridos dela, Arthur Miller, foi um dramaturgo premiado. Se todo esse interesse por literatura foi apenas marketing, não se sabe. 
    Fato é que a musa das telonas (que entre tantos filmes fez a comédia mais engaçada do cinema - "Quanto Mais Quente Melhor")  tinha em casa uma biblioteca com mais de 400 livros. Nos informa o portal "Lady Hollywood" (ladyhollywood.com.br) que em 1999, a Christie's New York fez um leilão do acervo de Marilyn com um total de 430 obras. 
   


 Entre os livros do acervo (em sua maioria em bom estado e com anotações e marcações feitas pela atriz) estavam:
    1. A Queda - Albert Camus
    2. A Dama das Camélias - Alexandre Dumas
    3. O Grande Gatsby - F. Scott Fitzgerald  
    4. O Profeta - Kahlil Gilbran 
    5. Ulysses - James Joyce
    6. Na Estrada - Jack Kerouac
    7. Um Bonde Chamado Desejo - Tennessee Williams
    8. Adeus às Armas - Ernest Hemingway
    9. Metafísica - Aristóteles
    10. Em Busca do Tempo Perdido - Marcel Proust
    11. A Inocência e o Pecado - Graham Greene
    12. O Som e a Fúria - William Falkner
    13. Um Poeta em Nova York - Federico Garcia Lorca
    14. O Capital - Karl Marx
    15. Crime e Castigo - Fiodor Dostoevsky
    16. Pensamento Político e Últimas Conclusões - Albert Eistein
    17. O Pequeno Príncipe - Antoine de Saint-Exupery
    18. A Bíblia
    19. A Morte do Caixeiro Viajante - Arthur Miller (que foi marido de MM)
    20. Captain Newman, MD ( Livro que MM estava lendo na semana da morte dela em 1962. A história é baseada na experiência de Dr Ralph Greenson como médico na Coréia. O livro foi adaptado para o cinema em 1963.)
    A relação completa com mais 410 títulos (em inglês) está no site:
     booktryst.com

                                 


    Bora Pensar! Claro que não é possível afirmar quantos livros ela leu no total. Lembremos que MM morreu com apenas 36 anos. Vamos fazer um "exercício de imaginação": Se o acervo era, em média, de 430 livros, e se ela foi alfabetizada, digamos, com 7 anos, em 29 anos ela teria que ter lido 15 livros por ano. Impossível não é. Mas é pouco provável que isso tenha acontecido.
    Mas... O fato de Marilyn Monroe ter se interessado (bastante!) por literatura, já é muito legal!