terça-feira, 25 de maio de 2021

"Ô, MEU PAI!".... "PÊNIS" CITADO NA CPI DA COVID ERA LOGO DA FIOCRUZ!

 





A "culpa" é do vice-presidente da CPI do Genocídio, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP). Durante a sessão, ele apresentou um antigo áudio da secretária do Ministério da Saúde, Mayra Pinheiro. Na gravação ela afirma que "eles [ a Fundação Oswaldo Cruz] têm um pênis na porta da Fiocruz". 
Randolfe perguntou se era ela mesmo que falava e se ela realmente havia dito aquilo. Ela confirmou dizendo: "Era uma constatação". O presidente da CPI, senador Omar Aziz (PSD-AM) ainda tentou "quebrar o galho" da secretária afirmando que ela falou "tênis". Mas ela mesma fez questão de reafirmar que era "pênis".
Mas onde Mayra viu um "pênis" na verdade era a estilização de uma torre do castelo sede da Fundação. O Bora Pensar! pesquisou e traz, aqui, a explicação da própria Fiocruz para a marca que comemorou os 120 anos da instituição:

" A marca é resultado de um processo seletivo interno, aberto para os designers e programadores visuais da instituição. O vencedor foi o designer Diego Destro, da Assessoria de Comunicação do Instituto de ecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz), cuja proposta foi escolhida entre as 17 apresentadas. Para criar, Destro usou os conceitos de tradição, solidez e riqueza em conhecimento e desenhou a torre do Castelo, maior ícone e patrimônio da Fundação. Utilizou a cor laranja, em referência aos tijolos da construção, e formas simplificadas para harmonizar o uso do selo com as logomarcas das diversas unidades." 

Bora Pensar! Tem gente que vê "Jesus na Goiabeira..." e tem gente que vê outra coisa na Fiocruz...


Mayra Pinheiro na CPI da Covid