quarta-feira, 9 de junho de 2021

COVA AMÉRICA: JOGADORES E TÉCNICO DÃO UM PONTAPÉ NA LUCIDEZ

     


    Quem diz que não fala de política está fazendo política. Quem diz que "não tem lado na política" está fazendo política. Quem é  shampoo infantil", ou seja, "neutro", "imparcial", está fazendo política, favorece quem está no poder. Estar vivo é fazer política. Todas as decisões que tomamos na vida são políticas. 
    O tio explica na filosofia: Segundo Aristóteles, "a política é a ciência que tem por objetivo a felicidade humana". Ou seja, quem não quer ser feliz? A menos que seja masoquista. Acredito que jogador da seleção não rasga nota de 500 euros...
    Ao se recusarem a falar em política, Tite e os jogadores estão sendo políticos. Um ato político pode ser por omissão, medo, temor de hierarquia. O "manifesto" furado do grupo da seleção afirma que os atletas são "contra a Copa América". Mas que mesmo assim vão "jogar a Copa América".
    Como no período da ditadura militar, nosso selecionado confunde esporte com patriotismo: "Temos uma missão a cumprir com a histórica camisa verde e amarela pentacampeã do mundo. Somos contra a organização da Copa América, mas nunca diremos não à Seleção Brasileira". Quer mais "pátria de chuteiras" do que isso?
    Saudades da época de jogador do Doutor Sócrates; do Wladimir; do Casagrande; do Afonsinho; do Paulo André e do Alex (que jogaram respectivamente no Athletico e  no Coritiba e foram fundadores do Bom Senso F.C., lembra?); e do Romário. Romário até entrou pra política partidária como deputado e senador. Goste - ou não - do baixinho, ele "não tem papas na língua".
    Da atual geração/seleção, parece que só o Richarlison é politizado e tem consciência da importância de se manifestar. Ele fala, com desenvoltura, de assuntos como racismo, covid-19, meio ambiente. 
    Pra você ter uma ideia, meu amigo, minha amiga, da alienação do jogador de futebol brasileiro, vamos relembrar uma pesquisa feita pelo UOL sobre em quem jogadores brasileiros votariam para presidente em 2018. Veja o resultado estarrecedor:
    58,55% NÃO RESPODERAM
    20,72% em BOLSONARO (Sim! No capitão cloroquina!)
     5,4% em LULA
     2,7% em LUCIANO HUCK (!!!)

    Como disse um dia o ex-jogador Sócrates:
    "Quero mudar meu país, quero mudar meu povo, sempre!"