sexta-feira, 16 de julho de 2021

DIÁRIO DA PROVÍNCIA: REALIDADE...TRAVESSIA DE FERRY BOAT É UM "DEUS NOS ACUDA".... MIRAGEM:PONTE PARA GUARATUBA

    


    Fim de semana chegando, muita gente desde a serra pra "abrir a casa" de praia pra dar uma arejada... e quem vai pra Guaratuba e precisa usar o ferry boat pra fazer a travessia da baía já sai de Curitiba rezando: "Meu Deus...vou ficar quanto tempo na fila? E será que o ferry não vai pifar bem no meio do mar?"
    Por ter de esperar longas horas na fila pra passar para o lado guaratubano, o povo tem reclamado muito. Reclamam turistas, reclama quem está viajando a trabalho, reclamam moradores de Guaratuba e de Matinhos. Precisou essa "revolta popular" e a Prefeitura de Guaratuba decretar Calamidade Pública para o governo do estado se mexer: Vai requerer balsas da empresa que operava o transporte na baía - e que não estão em uso - para fazer o serviço de travessia "de forma emergencial". Isso até que a concessionária normalize o atendimento "previsto em contrato".
    Também promete "fiscalizar com rigor" o novo contrato que entrou em vigor em abril. O documento prevê "melhorias", "inovações" e "revitalização" da área concedida.
    Ratinho Junior (PSD) também afirma que vai construir a tão sonhada e esperada ponte Matinhos-Guaratuba. De acordo com o Palácio Iguaçu, está pronto o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental, e está em andamento a elaboração do Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental.
    O valor da obra já está calculado até em centavos: R$ 3.500.369,91. Nada que a cobrança de um bom pedágio não resolva em pouco tempo. Do jeito que o povo tá desesperado, acaba pagando quanto o governo pedir...
    Bora lembrar que essa ponte é uma promessa antiga: Do tempo em que Álvaro Dias (Podemos) era governador do Paraná na década de 1980.
    Por enquanto, a ponte só existe no papel. Ou é uma miragem pra quem fica horas e horas à beira do mar esperando pra atravessar a baía.