sábado, 10 de julho de 2021

QUANDO JORNALISTA CORRE RISCO DE MORRER

   


      A jornalista Juliana Dal Piva foi ameaçada de morte. Ou como você entende essa mensagem endereçada pra ela (literalmente como foi escrita...):
    "Por que nao se muda para a grande China comunista e va tentar exercer sua profissao por la ???? Faca la o que voce faz aqui no seu trabalho, para ver o que o maravilhoso sistema politico que voce tanto ama faria com voce . La na China voce desapareceria e nao iriam nem encontrar o seu corpo."
    A mensagem, na íntegra, está abaixo. O autor é Frederick Wassef, "adivogado" do clã Bolsonaro. Esse "jus sperniandis" do sujeito se dá ao fato da jornalista fazer uma série de reportagens, no UOL,  sobre o envolvimento do Messias e dos filhos deles na apropriação indevida de salários de servidores em seus gabinetes parlamentares. Essa manobra ilegal ficou conhecida como "escândalo das rachadinhas".
    O UOL - que é o patrão de Juliana - ainda "pegou leve" dizendo que houve tentativa de "intimidação". Pelo contrário. Ficou clara a ameaça da mensagem. Tão clara que o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Felipe Santa Cruz, já avisou que vai entrar com representação contra Wassef na Corregedoria Nacional da Ordem para a "atitude" do advogado ser investigada.
    O senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) que é advogado e delegado de polícia, foi mais direto:
    "Ameaçar uma jornalista que está fazendo seu trabalho é coisa de marginal. E lugar de marginal é na cadeia. Toda solidariedade para Juliana Dal Piva, grande profissional responsável por mostrar para o Brasil a verdadeira face do presidente. É urgente instalar a CPI da Rachadinha".
    Ameaça de morte sempre fez parte, infelizmente, do trabalho de jornalistas que querem, realmente, trabalhar com noticia, informar de forma honesta, agir de forma investigativa. O exemplo mais lembrado, no Brasil, nos últimos anos, foi a execução de Tim Lopes por traficantes numa favela do Rio de Janeiro. A organização Repórteres Sem Fronteiras tem um estudo que aponta que, em 2020, 50 jornalistas foram assassinados em todo o mundo por causa do trabalho que faziam. Do total, 34 deles estavam em áreas de guerra ou de conflito armado.
    Mas o levantamento traz outro dado também muito preocupante: Cada vez mais profissionais de imprensa estão sendo assassinados "em países em paz". Enquanto isso, o número de mortes em territórios em guerra diminuiu.
    No caso da repórter Juliana, ficou explícito que ela sofreu a ameaça de alguém que age como miliciano, que não concorda com o que foi publicado; e que, em vez de apresentar fatos que "desmintam" a matéria, reage com truculência justamente por não ter como se defender com argumentos.
    Abaixo, a mensagem (com todos os erros de português) mandada para Juliana Dal Piva:

    "Queria te entrevistar. Voce e socialista ?? Comunista ???? Soldada da esquerda brava ??? E daquelas comunistas gauchas guerreira ??? Voce acredita mesmo que este sistema politico e bom para a sociedade e as pessoas ???? Por que voce nao vai realizar seu sonho comunista em Cuba, Venezuela , Argentina ou Coreia do Norte ??? Por que nao se muda para a grande China comunista e va tentar exercer sua profissao por la ???? Faca la o que voce faz aqui no seu trabalho, para ver o que o maravilhoso sistema politico que voce tanto ama faria com voce . La na China voce desapareceria e nao iriam nem encontrar o seu corpo. O mesmo ocorre na Venezuela , Cuba e outros paraisos comunistas. Entao pergunto a voce, por que faz o que faz com quem tenta livrar o Brasil da maldita esquerda ??? Voce teve este mesmo empenho e obsessao com aqueles da esquerda que desviaram BILHOES DE DOLARES atravez de mil esquemas fraudulentos ??? A parte de seu amor pelo comunismo, voce vai continuar atendendo os pedidos de sua parceira/chefa para me atacar sem parar . Ela te paga ??? Ou e so muito amor por ela ??? Voces estao namorando ???? Se eu financiar todos os custos de viagem para Caracas na Venezuela , voce iria para la fazer umas materias sobre o que esta acontecendo la ??? Se eu te comprar um belo imovel por la, voce moraria la para realizar seu sonho comunista ???? Por que nao experimenta primeiro na sua pele o que e a esquerda, para depois lutar tanto para atingir o Presidente de seu Pais e trazer o comunismo para o meu amado Brasil. Voce e inimiga da patria e do Brasil. Voce sabia que apos o fim da 2 guerra mundial o mundo foi dividido em 2 blocos??? Esquerda e direita ?? Capitalismo e Comunismo ??? Luz e trevas ???? Voce sabia que a maldita esquerda falhou em metade do planeta terra ??? Em todos oa paises e culturas em que se instalou ??? E que ao contrario do comunismo, o capitalismo deu certo em todos os paises e siatemas ??? Entao por que voce luta fanaticamente com suas materias direcionadas e distorcidas da verdade para induzir em erro o publico ??? A esquerda te paga ??? Voce esta feliz e realizada por atacar e tentar destruir o Presidente do Brasil, sua familia e seu advogado ?????".