segunda-feira, 23 de agosto de 2021

"CLÁSSICO É CLÁSSICO": EM "O VOO DA FÊNIX", JAMES STEWART PILOTA UMA "LATA VELHA" QUE SE ESPATIFA NO SAARA

        


     No deserto nascem filmes épicos. Alguns grandiosos como "Lawrence da Arábia" (1962, dirigido por David Lean, estrelado por Peter O'Toole) e outros não tão grandes, mas que entram para a história do cinema e recebem o carimbo "inesquecível". 
    É o caso de "O Voo do Fênix" (1965, dirigido por Robert Aldrich) e estrelado por James Stewart, Ernest Borgnine, Richard Attenborough, Peter Finch, George Kennedy e Hardy Kruger. Um avião "lata velha", pilotado pelo capitão Frank Towns (Stewart), enfrenta uma tempestade de areia e é obrigado a fazer um pouso de emergência no meio do nada, ou seja, no meio do deserto do Saara. 
    Com o avião todo estropiado, dois passageiros mortos na aterrisagem forçada e água para apenas 11 dias, começa o inferno para os 2 tripulantes e cerca de 10 passageiros (quase todos empregados de uma empresa petrolífera). Como sobreviver? Como sair do deserto? O alemão Henrich Dorfmann (Kruger), apresenta um plano bem doido: Aproveitar o que sobrou do bimotor (era uma aeronave de carga e de poucos passageiros) e construir um monomotor. 
    Apesar da "ideia de noia" do sujeito, com a água acabando e parte dos passageiros já enlouquecendo por causa do combo Sol+Caloraço+Pouca Água+ Comida Acabando, eles partem para a empreitada de montar a "Fênix", nome dado ao novo avião.
    Importante dizer: Fora o show de James Stewart na interpretação, só a participação especial do gigante Ernest Borgnine fazendo um cara amalucado já valeria o ingresso (caso você fosse assistir no cinema...).
    Uma nota triste sobre a produção: O colecionador de aviões e dublê de ator, Paul Mantz, que pilotava o avião "reconstruído" no filme, morreu na queda do avião numa cena de aterrisagem forçada. Outro dublê (que estava a bordo), Bobby Rose, teve ferimentos graves. No fim do longa aparece uma dedicatória a Mantz.
    "Fênix" teve locações em lugares dos EUA que simularam o deserto do Saara: Algumas regiões da Califórnia e do Arizona.
    O filme foi baseado no romance homônimo de Elleston Trevor, publicado em 1964.
    O astro James Stewart, que interpreta o comandante Towns, foi piloto da Aeronáutica na vida real. Ele foi recrutado um ano antes do ataque japonês a Pearl Harbor. Foi a primeira estrela do cinema a entrar para o serviço  militar americano durante a Segunda Guerra Mundial.


A turma discute como construir o "novo" avião no deserto




Ernest Borgnine dá show fazendo um cara "noia"

O filme esta disponível de graça (com som original e legendas) no canal "Cine Velhos Tempos" no YouTube.