terça-feira, 3 de agosto de 2021

CPI DA COVID: UM REVERENDO PODE SER "BRAVATEIRO"?

   


      Foi o que perguntou o presidente da CPI do Genocídio, senador Omar Aziz (PSD-AM). Ele mesmo respondeu (o que toda pessoa de bem já tem na ponta da língua): "Não! Não pode! Nenhuma pessoa deve ser bravateira. Muito menos um reverendo - que é preparado para levar a palavra de Deus aos fiéis -. Aí o povo vai perguntar: 'Mas isso que o reverendo/pastor tá falando é verdade ou é uma bravata?'. Perde toda a credibilidade com o povo". Desabafou Aziz.
    O presidente da CPI fez esse discurso porque, numa resposta, o depoente nessa volta dos trabalhos, reverendo Amilton Gomes de Paula, se saiu com essa: "O que eu falei naquela reunião (de possível negociação de vacinas com fornecedores) não foi sério. Foi só uma bravata..."
    Amilton seguiu o mesmo "script" de outros depoentes: "Não sei de irregularidades. Agi com a melhor das boas vontades. Minha intenção era apenas de ajudar o país a comprar vacinas. Foi uma ação humanitária".
    Mas...tem a informação (confirmada pelo reverendo) que uma das entidades "humanitárias" que ele preside iria receber uma doação da Davati (aquela...) caso a empresa americana fechasse a venda de vacinas para o Ministério da Saúde. Perguntado de quanto seria a doação, afirmou que o valor "não havia sido definido". Também negou que seria um percentual em cima do custo de cada dose do imunizante.
    Aí o senador Fabiano Contarato (Rede-ES) questionou como é que uma ONG do reverendo receberia uma doação sem o religioso saber ao menos de quanto seria esse valor. Amilton reafirmou que ainda não sabia quanto receberia.
    Contarato não se conteve e mandou: "Com todo respeito, reverendo, mas acho que o senhor entrou nessa história pensando na doação e não em fazer um ato humanitário".
    O presidente da CPI, Omar Aziz, ainda "fuzilou":
    "E o senhor que veio depor aqui não se faça de vítima. Dizendo que foi usado por inescrupulosos. Vítima o senhor não é! Vítimas são os 557 mil brasileiros que morreram de covid-19 e os 20 milhões que foram infectados pelo coronavírus".
    Esse foi só o primeiro episódio da segunda temporada da CPI.


O reverendo disse que "não conhece pessoalmente" o Messias, nem a Michele, ninguém da família dele. Mas em fotos aparece sempre bem acompanhado.