quarta-feira, 8 de setembro de 2021

DIÁRIO DA PROVÍNCIA: NINGUÉM É MAIS CONSERVADOR QUE O "BICHO DE CURITIBA"

    
(foto: Bem Paraná)


    Não é por acaso que um dia já foi chamada de "República de Curitiba"... ainda bem que surgiu a "Resistência de Curitiba". Na capital que nunca elegeu um prefeito de esquerda, pobre "se acha" de classe média e classe média "se acha" rico...é mais ou menos a cara do Brasil. 
    A matemática é exata, "os números não mentem jamais": Em 2018, o Messias (na época no PSL) teve 76,54% dos votos dos curitibanos no segundo turno. Haddad (PT)  teve apenas 23,46%.  E essa onda de centro-direita continua batendo forte na capital paranaense. Basta lembrar que, em 2020, Rafael Greca (DEM) foi eleito prefeito ainda no primeiro turno.
    Numa cidade em que a imprensa patronal manda (e jornalista se acha "parceiro" de patrão, imagina que faz parte da "família" do dono do negócio) e a mídia progressista tem pouco (quase nenhum...) espaço, não dava pra esperar, mesmo, algo diferente. O noticiário aqui é oficial. Basta ver o tratamento dado à Lava Jato....Quando se vai fazer uma "crítica", é preciso ouvir/pedir permissão do "seo" Zezinho jardineiro ao "papa" dono da voz. Só aí a voz do dono pode se pronunciar...
    Esse 7 de setembro mostrou bem isso. Esse tradicionalismo. Mesmo "escaldados" depois de "n" denúncias contra o Moro, ainda assim, sobreviventes da destruída "República de Curitiba" foram às ruas. Sem saber ao certo o que estavam pedindo. Só repetiam o discurso do "Mito". Afinal, "se o Mito falou, é porque é verdade..."
    A imagem que o curitibano passa para o país é essa: Fechadão e conservador. Parte se deve pela colonização e parte pelos tresloucados que vão e vem na Prefeitura da cidade. 
    "Curitibano raiz" progressista, de esquerda, por aqui não é fácil de encontrar. A grande maioria É de direita. Basta ver os números das eleições para a Câmara Municipal em 2020. O Partido dos Trabalhadores conseguiu eleger apenas 3 vereadores. E olha que já foi um "progresso". Em 2016, o PT conseguiu garantir apenas uma cadeira... Mas...quem ficou em primeiro na votação de 2020 é do Novo...
    "Medo de que alguém invada a sua casa e passe a morar em um dos quartos"..."Medo de que os comunistas de bandeira vermelha vão devorar criancinhas..."... "Medo de que não possa mais ir passear no shopping..."..."Medo de ter de abandonar o consumismo...".... "Medo de ter que dividir a gasosa de gengibirra - ou uma porção de pinhão - com um estranho..."...  São alguns dos receios dos curitibanos conservadores que temem que o comunismo "tome conta" da cidade. 
    Não é "gato de Ipanema"... nem "bicho do Paraná"...é "conservador de Curitiba".